Portal Caparaó - Capela de Santo Antônio completa 50 anos
Geral

Capela de Santo Antônio completa 50 anos

06/08/2010 - Atualizado em 06/08/2010 15h14
Capela de Santo Antônio completa 50 anos

A Igreja de Santo Antônio, localizada no bairro homônimo, em frente ao Estádio Municipal Juscelino Kubistchek, está completando cinquenta anos de fundação. Com uma história que retrata esforços constantes dos fiéis para sua manutenção, a Igreja recebeu melhorias recentes em sua estrutura externa e passa a ter um novo visual na entrada – com portais laterais e novos muros construídos, além da instalação de relógio em sua torre. 

No próximo domingo, 08, será celebrada Santa Missa em ação de graças a este aniversário a partir das 9h da manhã, como agradecimento a todos os colaboradores e doadores que direta ou indiretamente possibilitaram a conclusão das obras que foram realizadas neste período.

História

A história da Igreja de Santo Antônio - antes denominada Capela - teve como pioneiros fiéis que se organizaram, utilizando do espaço pertencente à Matriz de São Lourenço. Consta que os padres da época não eram favoráveis à construção, devido à proximidade do local com a Igreja Matriz de São Lourenço, pois, o propósito da época era construir igrejas em locais mais distantes, sobretudo em comunidades rurais.

"Diante deste cenário, algumas pessoas religiosas da época se empenharam e conseguiram autorização do Bispo para dar início à construção. Após anos de campanhas, doações, colaborações de pessoas de diversos ramos de atividade da cidade de Manhuaçu, a pequena Capela foi concluída, e, dentre os pioneiros, lembramos, entre outros: Sr. Rafael Pereira Filho – “Senhor Faé” (Presidente da Comissão de Construção), Sra. Durvalina Pereira Faustino (Tesoureira) e seu esposo Valdécio Faustino, Saulo Campos Brandão e sua esposa Srª. Penha Vargas Brandão, Srª.  Maria da Glória Teixeira Cerqueira – “Glorinha” e seu esposo – conhecido como “Maninho da prefeitura”, Lucas Inácio Elioteclides (Mestre de Obra), José Paulino, José Cicarini Sobrinho – “Dizinho”, Antônio Sathler Filho – “Thomé” e sua esposa Srª Luiza Hott, Vicente de Paula Reis (Posto Saúde), D. Lilita Damásio, Ituízio Carneiro, Joel Argentino Batista, Jovino Inácio Eloiotéd (Oficial de Justiça), Wallame Polck Dornellas – “Lany”, Ataíde Soares – “Neném Foiçada”, Euclides Delogo, Osmar Rosa Santos – “Kanela”, Gercerico Marques Oliveira", destaca o Coordenador José Salvador.

Atualmente a Igreja de Santo Antônio encontra-se remodelada e com acabamento do muro da parte frontal concluído através da atual Coordenação (período de 2008 a 2010), juntamente com toda a comunidade e seus colaboradores.

O casal coordenador, José Salvador de Andrade e Neuza Teixeira de Andrade, da Comunidade de Santo Antônio e sua equipe de trabalho, fazem um agradecimento especial às pessoas que se empenharam para a concretização destas melhorias no templo religioso. “Agradecemos primeiramente a Deus e as pessoas que estiveram muito próximas e presentes em todas as etapas das obras, sem as quais seria difícil a sua realização. Entre elas, destacamos: o Tesoureiro Alfredo N. Tavares (in memoriam), José Raposo Garcia, Carlos Roberto Ferreira, e todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram e estão registrados no Livro de Ouro, bem como aqueles anônimos que preferiram não registrar os seus nomes. Que Deus derrame benções a todos e aos seus familiares”, agradecem os coordenadores.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.