Portal Caparaó - Aluna de Manhuaçu é medalhista na OBMEP
Geral

Aluna de Manhuaçu é medalhista na OBMEP

08/08/2010
Érica foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática e destaque durante homenagem na Escola Estadual de Manhuaçu

A estudante Érica Maria de Bragança, de 12 anos, que cursa o 7º ano na Escola Estadual Manhuaçu (ex-Polivalente), concorreu com alunos de 50 mil escolas de todo o Brasil, e foi a medalhista de bronze da região de Manhuaçu na Olimpíada Brasileira de Matemática do Ensino Público (OBMEP). Foi a estudante melhor classificada em toda a região e reconhecida pela escola pelos seus méritos na competição nacional.

A primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas aconteceu em 2005 e, teve a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. De lá para cá, tornou-se uma febre e, a cada ano aumenta o número de alunos disputando o título de “melhor” na matemática.  Criada para estimular o estudo e o aprendizado da matemática entre estudantes e professores do Brasil, a competição é promovida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é dirigida aos alunos do ensino fundamental, a partir da 5ª série, e, aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Docentes, secretarias de educação e até as escolas participantes também concorrem a prêmios.

A entrega da premiação para Érica aconteceu no último sábado, dia 31, na quadra da escola. O momento singular para a estudante vencedora foi acompanhado por familiares, professores e estudantes. Os pais de Érica, Cesar Paulo Bragança e Eva de Fraga Bragança não conseguiram conter de alegria. “Sempre foi uma aluna dedicada e muito inteligente. Gosta de matemática e leva os estudos a sério”, disse Eva Bragança.

Érica Maria recebeu das mãos da diretora da Escola Estadual de Manhuaçu, Marinalva das Graças de Souza a medalha de bronze, uma cesta completa e ganhou o curso de inglês. Para Érica, foi um desafio competir com tantos alunos e ser vencedora. “Para o próximo ano, vou preparar bem, pois, quero ficar em primeiro lugar”, prometeu ao receber a medalha.

Para a diretora Marinalva das Graças, o colégio ficar bem classificado representa que existe um compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público de qualidade. Mostra também a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil. “Nós acreditamos e lutamos para que o nosso ensino seja de qualidade para os nossos alunos”, conclui a diretora.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.