Portal Caparaó - Comandante Geral da PMMG é cidadão honorário de Manhuaçu
Segurança

Comandante Geral da PMMG é cidadão honorário de Manhuaçu

10/08/2010 - Atualizado em 10/08/2010 17h04

O Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza, é o mais novo Cidadão Honorário de Manhuaçu. Ele foi homenageado pelo vereador Toninho Gama na noite desta terça-feira, 10, durante Sessão Solene da Câmara Municipal. A visita por ocasião do aniversário de 47 anos do 11º Batalhão de Polícia Militar também foi motivo de comemoração e benefícios para a cidade.

Coronel Renato Vieira (D) entrega chaves das viaturas ao Tenente-coronel Ney de Castro Brito

Coronel Renato Vieira de Souza é filho do Capitão Sebastião, um dos militares responsáveis pela tesouraria e fundação do 11º BPM. Por conta da atividade do pai, Renato Vieira veio para Manhuaçu com apenas um ano e viveu toda a infância e a adolescência na cidade. A cerimônia no Legislativo contou com a presença dos dez vereadores e autoridades de toda a região. VEJA AS FOTOS DA CERIMÔNIA

Durante a homenagem, um vídeo com depoimentos de pessoas que conviveram com o Coronel Renato Vieira durante sua infância e adolescência na cidade mostrou os fortes laços afetivos do Comandante Geral da PMMG com a cidade.

Além do oficial, a Câmara entregou um Diploma de Honra ao Mérito ao 11º BPM pelos 47 anos de instalação.

INVESTIMENTOS

Homenagens ao Batalhão e ao Coronel Renato Vieira

Durante a visita ao batalhão, Coronel Renato Vieira foi recepcionado pelos oficiais acompanhado do Coronel Geraldo Henrique (Comandante da 12ª Região da Polícia Militar), o Tenente-coronel Ney Castro Brito (Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar) e dos Coronéis José Pedro de Assis e Gilberto Cabral, além dos Prefeitos de Manhuaçu Adejair Barros e de Reduto Márcio Gerard, o presidente da Câmara Toninho Gama e o Juiz Walteir José da Silva. Numa rápida cerimônia, fez a entrega de quatro viaturas para o policiamento em Manhuaçu e depois se reuniu com os militares das unidades da área do 11º BPM.

Entre os investimentos em segurança, o comandante geral comentou o aumento do efetivo do Curso Técnico de Segurança Pública. “Foi um pedido ao Governo do Estado e contratamos mais 600 policiais – excedentes do concurso público – com o objetivo de aumentar o efetivo da PM nas ruas em todo o estado e efetivamente cumprir o nosso papel que é a prevenção criminal. A ostensividade da Polícia Militar se faz com presença física de policiais no local certo, na hora certa e sensível aos anseios da comunidade”. Em Manhuaçu, o número era de 80 policiais e ganhou um reforço de trinta novos alunos.

Coronel Renato também comentou os investimentos para reforçar as regiões de fronteira como a área do 11º BPM. “O projeto Cinturão de Segurança foi um dos mais interessantes e inteligentes que conseguimos levar a efeito nos últimos anos na Polícia Militar. Há uma tendência da interiorização do crime e a migração de criminalidade de outros estados para Minas Gerais. O Espírito Santo, que tem uma criminalidade alta, faz fronteira com a área do 11º Batalhão de Polícia Militar. O programa fortaleceu as pequenas frações para poder cumprirmos o nosso papel de prevenção. Nesse sentido também temos adotado nos últimos concursos da nossa instituição a alocação de efetivos nos pequenos destacamentos e subdestacamentos. A nossa política de comando é de fortalecer a estrutura para enfrentar esse fenômeno de interiorização do crime”.

Manhuaçu ganhou quatro novas viaturas

ORGULHO

Coronel Renato Vieira ressaltou seu orgulho de comandar uma instituição com os valores e a tradição da Polícia Militar. “A PM de Minas Gerais, não por eu ser o comandante geral, mas por conhecer polícias do Brasil todo e de outros países, é realmente diferenciada em termos de Brasil. A estrutura, o sistema e o modelo de gestão colegiada da segurança pública em Minas Gerais não tem semelhante no país. Sem duvida alguma, a PM de Minas, com apoio da população e do nosso governo, tem todas as condições de continuar com esse nome e essa liderança como a melhor polícia militar do Brasil”.

CIDADÃO HONORÁRIO

A homenagem da Câmara de Manhuaçu foi aprovada por unanimidade em outubro de 2009, mas não havia sido entregue ainda devido aos compromissos na agenda do comandante geral.

Sessão Solene de homenagem ao Coronel Renato Vieira foi presidida pelo vereador Toninho Gama

Ele agradeceu a honraria admitindo que já se considerava um manhuaçuense: “Fico envaidecido e emocionado. Vim para Manhuaçu com apenas um ano e meu pai foi um dos fundadores do 11º BPM. Aqui cresci, conheci e percorri as instalações antigas no chamado batalhão velho e depois no atual prédio. Estudei no colégio Tiradentes, joguei futebol aqui e sempre mantive bons amigos de minha adolescência na cidade. Receber o reconhecimento como cidadão honorário é motivo de satisfação e fico realmente envaidecido com essa honraria”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.