Portal Caparaó - Faixas de pedestres são lavadas nos 4 anos da campanha educativa
Geral

Faixas de pedestres são lavadas nos 4 anos da campanha educativa

11/08/2010 - Atualizado em 11/08/2010 20h03
Voluntários participaram da lavagem das faixas

Para comemorar os quatro anos de existência da faixa de pedestre, o Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) promoveu mobilização na manhã de sábado, dia 7, com várias ações nos locais onde há faixas de pedestres. O evento de lançamento da 4ª campanha de conscientização e uso correto da faixa de pedestre, contou com a participação das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros,Lions Clube, Rotary,Prefeitura Municipal de Manhuaçu através dos projetos Pro Jovem, AABB Comunidade, Centro de Atendimento à Família –CAF- (banda de música) e voluntários que abraçaram o projeto. Como inovação, o COMSEP elaborou uma cartilha didática e explicativa “sua mão é o sinal” com informações essenciais para o pedestre usar a faixa com segurança. A sinalização com a mão é um facilitador para lembrar ao motorista de dar a preferência para o pedestre na faixa.

VEJA AS FOTOS DA MOBILIZAÇÃO

O presidente do COMSEP, Cláudio Fynei explica que esse “sinal” é uma forma de diálogo  entre o pedestre e o motorista e, foi criado para aumentar a percepção e respeito mútuo entre motoristas e pedestres. As reclamações são inúmeras por parte dos motoristas de que o pedestre acaba avançando na frente do carro, colocando em risco a sua vida. “Agora, é necessário que o pedestre tenha a consciência e sinalize com mão, manifestando a vontade de atravessar a via. Sabemos que é algo novo, mas, vamos trabalhar efetivamente para que a comunidade venha adaptar à nova regra”, frisa Cláudio Fynei.

Outro local que é difícil para o pedestre e motorista, é a descida da Rua Luiz Cerqueira (sinal da Praça). Muitos pedestres não esperam o sinal abrir e, invadem a via mesmo com os veículos em movimento. Motoristas ficam irritados com a falta de atenção, percebem que os pedestres não respeitam a preferência do condutor e nem sequer observam o semáforo. A partir de agora, toda vez que a pessoa for atravessar é importante expressar, através do sinal com a mão voltada para os carros, esperar o veiculo parar e em seguida atravessar na faixa.

Também está sendo estudada a possibilidade de mudanças de faixas e desativação de outras. Levantamento feito pelo COMSEP, Polícias Militar e Civil, foi detectado que muitas faixas têm causado retenção e não estão em locais apropriados. Em breve estará sendo feita a revitalização e, muitas delas serão apagadas para possibilitar que o trânsito tenha fluidez. “Acreditamos que esse trabalho surtirá resultado surpreendente, principalmente se a população colaborar e entender o propósito dos órgãos ligados à segurança pública de nossa cidade”, conclui Cláudio Fynei.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.