Portal Caparaó - Queijo de 800 quilos fez sucesso em Ipanema
Agronégocios

Queijo de 800 quilos fez sucesso em Ipanema

12/08/2010
Queijo de 800 quilos fez sucesso em Ipanema

A 1ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite de Ipanema trouxe novas perspectivas de conhecimento para os produtores agropecuários da região, além de ter parado a cidade com um desfile cultural de um queijo gigantesco de 800 quilos pelas principais ruas da cidade. O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e foi uma promoção da Prefeitura de Ipanema, através da Secretaria Municipal Agropecuária, em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil).

Segundo o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, o principal intuito do evento foi o de qualificar produtores de leite da região através de palestras com profissionais gabaritados no ramo. "Através deste evento queremos também caracterizar Ipanema como um dos locais referência na produção de leite, já que esta é a principal atividade agropecuária da cidade e região", ressalta.

Durante o Simpósio no dia 30, o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, falou sobre o “Cooperativismo e a importância na qualidade do leite na elaboração de produtos lácteos”. Já o Chefe Adjunto de P&D Embrapa Gado de Leite, Rui da Silva Verneque, destacou a produção de leite de qualidade, o baixo custo do produto e desafios para o produtor. E finalizando o dia de atividades, o engenheiro agrônomo da Emater-MG Viçosa, Rogério Jacinto Gomes, explicou a respeito do “Sistema de produção de leite para o cenário atual”.

Corte do Queijo

O queijo gigante atraiu a curiosidade dos moradores da cidade, na tarde do sábado (31). Várias pessoas com câmeras foram tirar fotos e saborear um pedaço do grande queijo que foi distribuído para a população na Praça Coronel Calhau. O corte do primeiro pedaço foi feito pelo Prefeito Júlio Fontoura, junto ao representante da Capil, Ruy Gonçalves Rodrigues.

A festa continuou durante toda a noite, com apresentações de Acanhado e Banda e Paulo Sérgio e Mateuzito, na Praça Coronel Calhau.

Fabricação do Queijo Gigante

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, o queijo foi fabricado na madrugada do dia 24 de julho, às 2h, e passou por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. O queijo maturou durante uma semana, até ficar em seu ponto de corte. “A produção foi feita em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguiu para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria, onde ficou até o dia do desfile”, explica.

Prefeito Júlio Fontoura abriu o Simpósio do Leite

Para a produção do queijo de 800 quilos, foram gastos aproximadamente 7 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do queijo ficou por conta do queijeiro da Capil, juntamente com os auxiliares de produção e sob inspeção da parte técnica.

Produtores

Atualmente, 1.200 produtores, em média, se organizam pelo cooperativismo através da Capil, a qual capta 135 mil litros de leite por dia, sendo destes, 80 mil destinados para o processamento de produtos como queijo, manteiga, iogurte, requeijão e outros derivados.  Do total de produtores, 80% se enquadram no perfil da agricultura familiar e ganham força através do cooperativismo.

Thais Machado – Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.