Portal Caparaó - Educação promove Cultura Afro-Brasileira
Geral

Educação promove Cultura Afro-Brasileira

17/08/2010 - Atualizado em 17/08/2010 22h30
Abertura do encontro com diretores e educadores

A Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu promoveu um encontro que reuniu diretores, educadores, coordenadores das escolas municipais e creches e alunos. O objetivo do encontro foi discutir a implementação da lei federal nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

Na abertura do encontro, estiveram participando o prefeito municipal, Adejair Barros, Superintendente Regional de Ensino, Maria Geralda Vilela Cupertino, o procurador jurídico do município, Miracy Ferreira Hott Filho, a inspetora escolar Vera Guedes, o presidente do Conselho Municipal e Igualdade Racial, Marco Cabral, Luciano Lima(Presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu),Vasco Fernando (COAMMA) , Milton Guimarães (Presidente da Fumaph)e convidados.

Profissionais da educação participaram sobre a lei 11.639

Desde a publicação da lei, a Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, tem se preocupado e tomado as providências cabíveis, com a finalidade de dar conhecimento, esclarecer e conhecer detalhadamente a legislação vigente. Desde a publicação da lei, em março de 2008, os pedagogos e analistas de educação vêem trabalhando no sentido de sua implementação, realizando encontros pela Secretaria Municipal de Educação.

Com o tema “educando para as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira no currículo da educação básica”, o mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), professor Jerry Adriani da Silva destacou a importância da valorização da pessoa humana, origem, diversidade do ensino e a necessidade em aprofundar cada vez mais a discussão,pois, o racismo acaba provocando a segregação. O presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, professor Luciano Lima enaltece a iniciativa do Secretário Municipal de Educação,Eduardo Portilho em possibilitar a discussão da Lei nº 10.639/03 que torna obrigatória a história e cultura afro-brasileira e a Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que acrescenta a questão indígena. “Estou contente, por saber que nosso trabalho está sendo colocado em prática”,ressalta.

Para Marco Cabral, presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, o momento foi sublime para fortalecer o trabalho desencadeado e, a conscientização dos educadores.

Marco Cabral, palestrante Jerry Adriani, Secretário Eduardo Portilho e Luciano Lima

O Secretário Municipal de Educação de Manhuaçu, Eduardo Portilho, diz que todo o esforço é feito para a abordagem do assunto em sala de aula. “Nosso trabalho está voltado para a inclusão da cultura afro-brasileira. Ouvir o professor Jerry Adriani falar desse assunto, muito nos orgulha pelo seu conhecimento, dentro da temática de educador”,conclui Eduardo Portilho.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.