Portal Caparaó - Matipó comemora Dia da Saúde
Geral

Matipó comemora Dia da Saúde

17/08/2010
Dia Nacional da Saúde foi comemorado em Matipó

A última quarta-feira, 11, para os profissionais do Nasf de Matipó – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – foi marcada por ações envolvendo o Dia Nacional da Saúde. O foco das atividades foi a prevenção e a promoção da saúde, voltada principalmente para os diabéticos e hipertensos.

SAÚDE NA PRAÇA

Durante toda a quarta-feira, os profissionais da saúde se dedicaram a atender a população que circulava na região central da cidade de Matipó. Além de orientações sobre cuidados com a saúde, foi realizado o trabalho de aferição de pressão e de medição do nível de glicose. Ao constatarem alguma anormalidade nos resultados apurados as pessoas eram encaminhadas ao posto de saúde ou ao hospital municipal.

Segundo Poliana Barros, coordenadora do Nasf de Matipó, a iniciativa visou chamar a atenção da comunidade para o trabalho preventivo do núcleo e celebrar o Dia Nacional da Saúde.

REATIVAÇÃO DO NASF

A atual Administração municipal de Matipó melhorou a atuação do Nasf no município. A equipe hoje é integrada por dois fisioterapeutas, um psicólogo, nutricionista, farmacêutica e fonoaudióloga. A função do núcleo é dar suporte ao Programa Saúde da Família. A sua atuação só é permitida onde existam mais de três equipes do PSF.

Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção, o Ministério da Saúde criou o NASF. Ele é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações dos PSF, bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.