Portal Caparaó - Manhuaçu promove curso sobre CAPS Alcool e Drogas
Geral

Manhuaçu promove curso sobre CAPS Alcool e Drogas

25/08/2010
Terapeuta Roselane Cerqueira concedeu entrevista ao Show da Manhã, do radialista Moreira Lopes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organiza para esta sexta-feira e sábado, 27 e 28/08, curso de capacitação para formação de uma ampla rede social envolvendo pessoas que serão fundamentais nos serviços a serem prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial especializado em tratamento de pessoas dependentes de álcool e drogas, o CAPS AD. O evento acontece a partir de 19:00, no salão de eventos da Câmara de Vereadores. O CAPS AD é uma antiga preocupação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), SMS e da Prefeitura de Manhuaçu. Pauta constante de reuniões entre o secretário Luiz Prata, prefeito Adejair Barros e Raimundo Ferreira Lopes, presidente do CMS, é também uma das importantes cobranças dos conselheiros de saúde.

META

O curso promovido pela SMS reunirá representantes de todos os setores considerados essenciais para que o serviço a ser prestado pelo CAPS AD obtenha os resultados necessários. De acordo com Roselane Cerqueira, Terapeuta Ocupacional do CAPS II, inicialmente serão congregados todos os componentes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), como Estratégia Saúde da Família (ESF), Pronto Atendimento, Hospital, o próprio CAPS. Em seguida expande-se a rede para outros segmentos sociais, tendo em vista que o enfrentamento do combate ao consumo de álcool e drogas não é somente do setor da saúde, mas sim de todos. Roselane reforça que a participação da família do paciente no processo de recuperação é fundamental e acrescenta, toda família deve ser acompanhada pelos profissionais do CAPS AD.

FUNCIONAMENTO

O Secretário de Saúde Luiz Prata informou na reunião do Conselho de Saúde, dia 11, que o CAPS AD funcionará no atual pronto socorro de Manhuaçu. O local será reformado assim que a UPA for inaugurada ao lado do Hospital César Leite. O projeto de construção está pronto e já foi apresentado aos conselheiros de saúde. Para Luiz Prata, a SMS e a Prefeitura de Manhuaçu, dão um importante passo na busca de uma medida que auxilie aqueles que queiram deixar o mundo das drogas lícitas e/ou ilícitas. Com o CAPS AD, o município estará apto para acolher pessoas e familiares daqueles que realmente desejam deixar o vício.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.