Portal Caparaó - Dia do Voluntariado acontece no Bom Jardim com grande sucesso
Geral

Dia do Voluntariado acontece no Bom Jardim com grande sucesso

30/08/2010 - Atualizado em 30/08/2010 07h42

Um público significativo e entidades comprometidas com o bem comum participaram na tarde de ontem (29) do Dia V, seguindo a proposta do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema FIEMG.

VEJA AS FOTOS

O evento teve início às 12h, no Bairro Bom Jardim, onde  voluntariados prontificaram sair de casa para o gesto solidário,fazendo algo em beneficio dos semelhantes. Toda a comunidade foi convocada, compareceu em massa para as atividades que foram desenvolvidas, numa demonstração de espírito de cidadania, solidariedade, integração com amigos, vizinhos e outras pessoas que contribuíram para as ações.

Mobilização do Dia V foi grande no bairro Bom Jardim

Vários stands foram montados para a realização de palestras educativas,confecção de documentos, orientação e combate a acidentes domésticos, saúde, educação básica de qualidade para todos, interatividade e ações concretas para despertar as pessoas e transformar muitas vidas.

O gerente do SESI CAT Nagib Mansur, Saulo Delano Garcia diz que a participação da comunidade foi surpreendente. Segundo ele, o Dia V, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) é uma forma de mobilizar empresas e pessoas que, organizadas em grupos, fazem neste dia alguma atividade em beneficio da sua comunidade. “Foi mais um passo importante para todos nós, chamados “Heróis da Resistência”, que há muitos anos estamos trabalhando em prol da qualidade de vida das pessoas”, salienta Delano Garcia.

A coordenadora do Dia V, Marinez Bragança avalia que o serviço do voluntariado precisa ser diário. Ela lembra que todos os esforços foram concentrados, para que as ações pudessem acontecer. Marinez destaca que a comunidade do Bairro Bom Jardim levantou algumas situações importantes e preocupantes. A questão do trânsito da BR 262 que já ceifou muitas vidas, pedofilia e outros problemas que precisam ser trabalhados. “Depois do Dia V, é que as ações começam efetivamente para a resolução desses problemas”, afirma.

ONG lança campanha no Dia V

Aproveitando a movimentação das pessoas que circulavam nos 28 comitês que foram instalados, a equipe da ONG Pro-Rio Manhuaçu realizou palestras sobre a preservação do meio ambiente e, lançou a campanha “seu lixo tem valor”. O projeto nasceu depois de várias reuniões da ONG, que buscou informações sobre a melhor maneira de reaproveitar o que é jogado no lixo. Alisson Sad e Betto Vargas, explicam que é necessária a consciência das pessoas em não jogarem lixo que venha degradar o meio ambiente. Segundo Alisson Sad, a pretensão é divulgar o projeto para que a população tenha conhecimento, passe a separar o lixo doméstico reciclado e faça a entrega no local apropriado. Foram apresentados objetos como bolsas feitas de sacola plástica, prendedor para colocar papel higiênico, decoração, aquecedor solar, forro térmico para residência e tantos outros objetos que podem ser feitos com o que é jogado fora. “Queremos atingir toda a população para a consciência ambiental e, não fique jogando o lixo fora. Haverá um incentivo financeiro e ético, para uma participação ativa da sociedade”, ressalta o diretor da ONG.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.