Portal Caparaó - 11º BPM comemora 44 anos com missa e inaugurações
Segurança

11º BPM comemora 44 anos com missa e inaugurações

10/08/2007 - Atualizado em 13/08/2007 08h20
O aniversário de 44 anos de instalação do 11º Batalhão de Polícia Militar foi comemorado com a missa em ação de graças na Matriz de São Lourenço, hoje pela manhã. Militares da ativa e da reserva e familiares estiveram na celebração presidida pelos Padres José de Paula e Renato Borges. Um culto em Ação de Graças na quarta-feira e a inauguração da sede do Grupo de Polícia de Trânsito (foto) e dos Alojamentos completaram a data festiva.   Instalado em 10 de agosto de 1963, o 11º BPM é responsável pela promoção da paz social em 60 municípios da região. Para o comandante Tenente-coronel Geraldo Henrique Guimarães a data serve para avaliar os trabalhos: “Nós temos buscado a cada dia firmar a marca da Polícia Militar na região de modo a entrosar com a comunidade e dar respostas positivas a respeito do aumento da criminalidade. Todo aniversário é importante para que possamos fazer uma reflexão das ações realizadas. Eu quero louvar agora todos os policiais do 11º BPM que, em algum momento dessa história, contribuíram para o fortalecimento e grandeza do nome dele”.

A missa é uma tradição na festa do padroeiro de Manhuaçu e justamente celebra a trajetória da Polícia Militar na região. Em sua homilia, o padre José de Paula lembrou que muitas vezes policiais precisam dar a vida para proteger a sociedade e fez referências à trajetória do santo padroeiro da cidade.

A escolha da instalação em Manhuaçu em 10 de agosto foi definida para homenagear a cidade sede da unidade, mas também considerou o mártir da Igreja Católica. “A Polícia Militar também tem seus mártires, mas é nesses exemplos que podemos buscar sentido para o trabalho policial. Comemorar o aniversário do batalhão no dia de São Lourenço tem esse aspecto também”, afirma padre José de Paula.

INAUGURAÇÃO

Ainda durante a manhã de sexta-feira, Policiais Militares participaram da cerimônia de inauguração da sede do Grupo de Polícia de Trânsito, no espaço do quartel. Com empenho dos policiais do trânsito de Manhuaçu, um antigo vestiário abandonado foi totalmente reformado e recuperado para oferecer todas as condições ao trabalho dos policiais e fomentar a interação com a comunidade.

Durante a cerimônia, o comandante entregou diploma de reconhecimento ao Cabo Edigar, responsável pelo policiamento de trânsito, e prestou homenagem ao militar e aos soldados Ricardo, Marco Aurélio e Cristiano e ao cabo Mauro pelo empenho na reforma e implantação da nova sede.

Também foram inaugurados os trabalhos de reforma dos alojamentos. O espaço agora oferece mais conforto e melhores condições aos policiais durante o período em que permanecem na sede do batalhão.

CULTO

No dia 8, na 1ª Igreja Batista em Manhuaçu, um culto em Ação de Graças abriu a programação das comemorações do aniversário do 11º BPM.

Na ocasião, o Pastor Márcio da Conceição Melo enfatizou a importância do trabalho dos militares do Batalhão na defesa da paz social. A Igreja prestou homenagens ao Comandante, Ten-Cel Geraldo Henrique Guimarães da Silva Henrique e ao Batalhão.

Carlos Henrique Cruz - 10/08/07 - 13:10

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.