Portal Caparaó - Conselho e Secretaria de Saúde se reúnem no Sagrada Família
Geral

Conselho e Secretaria de Saúde se reúnem no Sagrada Família

09/09/2010 - Atualizado em 09/09/2010 09h11
Comunidade do Sagrada Família quer posto de saúde no bairro

Os moradores do bairro Sagrada Família e ruas próximas, se encontraram com representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e com o Secretário de Saúde de Manhuaçu, Dr. Luiz Prata. Participaram da reunião representantes do COAMMA, Associação de Moradores, Conselho de Unidade de Saúde (COUS), Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) Petrina/Sagrada Família.

Principal objetivo

Os moradores do Sagrada Família pedem a implantação de uma unidade de ESF. Atualmente, a população do bairro é atendida pela ESF Petrina. Uma das alegações é que uma unidade no Sagrada Família facilitaria, já que hoje, é necessário o deslocamento até o bairro Petrina, na região central da cidade. Ao mesmo pedido, foi anexada a situação de pessoas que residem em ruas próximas ao bairro e também a situação de moradores do bairro Santo Antônio que estão fora da cobertura da ESF, sendo necessário se deslocarem até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pedregal, muito distante.

O que pode ser feito

O secretário Luiz Prata, agradeceu a presença de todos e destacou a importância deste diálogo entre a comunidade e  a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), frisando que o assunto foi discutido várias vezes no CMS. Para a SMS abrir uma nova unidade de ESF existem vários requisitos que o bairro precisa cumprir. Por exemplo,  é necessario que se tenha um mínimo de 1000 famílias para ser atendida por esta nova unidade. A SMS reconhece a dificuldade vivida por parte da população do bairro Sagrada Família e ruas próximas, mas é necessário fazer um estudo cuidadoso antes de abrir uma nova ESF. Entretanto, uma das possibilidades é criar uma unidade que atenda os moradores do Sagrada Família e Santo Antônio. Luiz Prata disse que a SMS vai se empenhar no estudo de viabilidade.

Construção da unidade

Várias unidades de ESF de Manhuaçu já estão funcionando em sede própria. É o caso do bairro Nossa Senhora Aparecida, dos Distritos de Ponte do Silva e Sacramento, além de São Pedro do Avaí que deve ser inaugurada brevemente. No caso do Sagrada Família, pode ser adotado o aluguel de um imóvel para atender os moradores, mas é preciso a comunidade de se mobilizar para conseguir um terreno onde a sede própria da unidade seja construída. Atualmente, o terreno tem que ter no mínimo 500m², de acordo com o Ministério da Saúde.  Mas, o Secretário de Saúde Luiz Prata disse que para este ano é difícil investir numa nova construção, tendo em vista os muitos investimentos que estão feitos pela Secretaria de Saúde/Prefeitura de Manhuaçu.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.