Portal Caparaó - Faculdades Doctum promovem Aula Inaugural nesta segunda
Geral

Faculdades Doctum promovem Aula Inaugural nesta segunda

12/08/2007 - Atualizado em 13/08/2007 17h35

Na próxima segunda, 13, a partir das 19 horas, as Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu apresentará para seus alunos a palestra intitulada “Ética e Formação Profissional”. Um tema relevante nesse mundo globalizado e capitalista. O evento, que acontecerá no Salão de Convenções do Manhuaçu Center Hotel, será apresentado pelo Prof. Dr.Gilberto Barbosa Salgado.

Falar de Ética não é tão simples. O tema é rico e possui diversas raízes para reflexão, no ambiente acadêmico é mais delicado, pois os alunos possuem em seus cursos disciplinas que discutem a ética voltada especificamente para suas áreas de formação. A aula inaugural pretende mostrar aos acadêmicos a ética sobre o ponto de vista filosófico. O momento é oportuno, pois atualmente, os profissionais que saem das faculdades estão preocupados em entrar no mercado a qualquer custo e também em saber usar e entender as novas tecnologias, mas nada disso será possível sem antes esse profissional ter ética. Na Doctum, o professor Cláudio Leitão, presidente da instituição, (à esquerda na foto) sempre lembra isso: “De nada adianta a formação técnica sem a formação teórica, por isso nossa formação (na Doctum ) está remetida também  à filosofia, a  sociologia... Esse é o sentido”.

Respeitando a história e a filosofia da instituição, a diretoria acadêmica tem se pautado em temas interdisciplinares, como esse em questão. O professor Pedro Leitão, diretor acadêmico da Doctum completa: “O tema proposto está sintonizado com momento atual da sociedade brasileira no qual assistimos de um lado, escândalos de corrupção que ocupam todos os noticiários, de outro, inúmeros casos de adolescentes de classe média com uma boa formação escolar, muitos universitários, cometendo atitudes fora de qualquer padrão ético-moral”.

A Doctum espera uma participação ativa dos seus alunos e professores, como vem acontecendo nas palestras e seminários dentro da instituição.

Na oportunidade, os convidados poderão adquirir o livro recém publicado "Fabulação e Fantasia - O Impacto da Hipermídia no Universo Simbólico do Leitor" e um artigo sobre políticas públicas de saúde na coletânea "Psicologia - Interfaces com a Saúde e a Educação", ambos da Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de autoria do próprio palestrante. A Doctum convida, além dos alunos, professores e colaboradores, toda a comunidade acadêmica do município e região.

PALESTRANTE

Gilberto Barbosa Salgado possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1987), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2002). Atualmente é professor adjunto 03 da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo professor e pesquisador no Mestrado em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e opinião pública, indicadores sociais e políticas públicas.   André Castro - Assessor de Imprensa - Faculdades Doctum Manhuaçu - 12/08/07 - 15:30

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.