Portal Caparaó - Novo pronto atendimento é inaugurado em Manhuaçu
Geral

Novo pronto atendimento é inaugurado em Manhuaçu

23/09/2010 - Atualizado em 23/09/2010 13h21

Chegou a hora esperada pela população de Manhuaçu. Durante a tarde desta quinta, a Prefeitura de Manhuaçu e a Secretaria de Saúde estão inaugurando o novo Pronto Atendimento Municipal ao lado do Hospital César Leite. A UPA II (Unidade de Pronto Atendimento) está pronta e os atendimentos de urgência e emergência serão transferidos do atual pronto socorro, no bairro Todos os Santos para a nova sede. A inauguração do Pronto Atendimento Municipal acontecerá às 15:30, na praça Dr. César Leite. Também serão inaugurados o Centro de Reabilitação Física, a nova cozinha com o Serviço de Nutrição Dietética e uma moderna lavanderia; e o Centro Viva Vida, no bairro Bom Pastor. As obras foram construídas com recursos municipais, estaduais e federais e refletem a seriedade da Administração Municipal. Diversas autoridades são aguardadas para o evento.

NOVO PRONTO ATENDIMENTO

O Secretário de Saúde Luiz Prata considera ser este um momento muito especial para Manhuaçu. O novo Pronto Atendimento Municipal ao lado do Hospital César Leite (HCL) foi construído respeitando os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o fato de estar ao lado do HCL dará tranquilidade para os usuários do SUS. “A UPA está interligada ao hospital, com isso o acesso dos pacientes será imediato. Esse é um momento de muita alegria para todos nós”, comemora Luiz Prata.

CENTRO VIVA VIDA

Outra importante conquista é o Centro Viva Vida (CVV). De acordo com o secretário Luiz Prata, o CVV é referência regional a exemplo da UPA II e vai trabalhar com o planejamento familiar, valorizando a saúde reprodutiva da mulher e do homem, cuidando ainda dos casos graves de pediatria como desnutrição, asma, entre outros. O objetivo é trabalhar a prevenção.

CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA

Localizado na SMS, o Centro de Serviço de Reabilitação Física (CSRF) está em pleno funcionamento.  A unidade dispõe de serviços especializados para avaliação e tratamento de pessoas portadoras de deficiência física dos 24 municípios da microrregião, além de Ponte Nova e Viçosa. No CSRF são feitas a prescrição, avaliação, adequação, treinamento, acompanhamento e a partir de um cadastro, a cessão de órteses (andador, bengalas, muletas, coletes, palmilhas, calçados adaptados, cadeira de rodas, cadeira de banho, talas, tutores e meios auxiliares de locomoção). Também é responsabilidade do CSRF cadastrar as pessoas que perderam membros para que estas recebam próteses para melhorar a qualidade de vida. A SMS disponibiliza transporte para os pacientes que tem dificuldade para se locomover.

COZINHA/LAVANDERIA

Centro Viva Vida também será inaugurado  nesta quinta

A nova cozinha da SMS e o Serviço de Nutrição e Dietética representam a preocupação com a alimentação de nossos pacientes e funcionários que passarão a contar também com um novo refeitório, afirma Luiz Prata. Os recursos são municipais e a necessidade de construir estes novos ambientes era urgente. A nova lavanderia é moderna, econômica e vai dar agilidade ao serviço, pois com os novos equipamentos será possível lavar, passar e embalar as roupas da UPA e das unidades de saúde, sem desperdícios de água, energia e gastos com manutenção, reforça o Secretário de Saúde.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.