Portal Caparaó - Açougueiros se reúnem em Santana do Manhuaçu
Geral

Açougueiros se reúnem em Santana do Manhuaçu

12/08/2007 - Atualizado em 14/08/2007 12h57

 

Diante das exigências apresentadas pelas as autoridades de vigilância sanitária e um ofício encaminhando pelo MP pedindo um relatório acerca das vistorias nas condições físicas e sanitárias  dos matadouros instalados no município, o prefeito Alair Rodrigues de Freitas determinou ao Secretário Municipal de Saúde, Joanísio Rodrigues da Silva, ao assessor jurídico Dr. Sebastião Onofre e os agentes sanitários uma reunião com os açougueiros para uma resposta na busca de solução acerca dos possíveis problemas questionados pelos órgãos competentes.

De acordo com os problemas apresentados na reunião, os principais problemas estão nos abatedouros às margens da Rodovia MG 111, próximo ao rio Manhuaçu.

João batista Vieira de Assis açougueiro há mais de trinta anos fala da preocupação em legalizar os abatedouros e ficar em dia com a fiscalização e os órgãos sanitários. “Sempre tivemos a idéia que estávamos trabalhando errados mais faltava uma atitude mais enérgica quanto a questão e como o brasileiro só age sobre pressão, foi assim que partimos para uma solução do problema que vem se arrastando a décadas aqui em Santana do Manhuaçu”, declara.

Sargento Dias comandante do destacamento local também foi convidado para reunião e se mostrou surpreso com o convite e disse estar disposto contribuir com a idéia uma vez que os açougueiros mostraram dispostos a legalizar seus estabelecimentos, adequando as normais sanitárias.

O Secretário Municipal de Saúde, Joanísio Rodrigues da Silva, que recebeu o ofício do MP, falou que a reunião é o primeiro passo para solução do problema apresentado aos donos de açougues, sentindo que o assunto é preocupante para a Secretaria Municipal de Saúde. Os donos de açougues também estão cientes dos problemas de higiene e querem se adequar. “Agora o que esperamos é encontrar uma solução rápida para o problema que afeta todos comerciantes e a comunidade consumidora das carnes produzidas no município” alerta o secretário.

O Assessor “O que acontece é que os donos de açougue tem uma cultura antiga, de o gado ser abatido em abatedouros clandestinos, por que não havia fiscalização e alvará, a carne era transportada de qualquer jeito, e o que esta sendo exposto para estas pessoas a necessidade de cumprir as exigências sanitárias, que sem o cumprimento destas normas não terão como funcionar.

Luis Marconi, agente sanitário no município de Santana explicou que, até então não existia a vigilância sanitária e não era desenvolvido nenhum tipo de fiscalização quanto a isto, com as exigências feitas pela vigilância sanitária as providencias estaão sendo tomadas e a reunião da ultima terça-feira é prova que as autoridades estão preocupados com o assunto.

O Prefeito Alair Rodrigues de Freitas disse que, trabalhando na clandestinidade, os açougueiros contribuem para os malefícios a saúde pública sem nenhum benefício para o consumidor. Outra transgressão é a desumanidade com que os animais são abatidos. “Felizmente, aos poucos, a sociedade tem tomado consciência deste problema, principalmente os donos de abatedouros clandestinos. Estamos trabalhando juntos aos açougueiros na busca de se mobilizar para mudar este quadro” declarou.

Estamos certos de que o problema será totalmente solucionado com a união dos donos de açougues, o que foi feito nesta reunião, que vai contribuir quanto ao conceito que vinha sendo praticado há décadas. O município vai fiscalizar juntamente com os órgãos responsáveis para inibir a clandestinidade com a consciência dos riscos que as pessoas corre ao consumir carnes provenientes de abatis que não atendem as normas sanitárias.

Antônio José - 16:24 - 12/08/07 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.