Portal Caparaó - Saúde orienta moradores no dia do Coração
Geral

Saúde orienta moradores no dia do Coração

30/09/2010

Comemora-se hoje, 30, o “Dia do Coração”. Conheça cuidados importantes que devem ser observados no dia a dia para manter a saúde do órgão responsável pelo “bombeamento” do sangue. Em Manhuaçu, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orientam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para manter a vida saudável do coração e cuida da saúde daqueles que necessitam de tratamento. Segundo especialistas, a data é importante para lembrar à população da necessidade de se cuidar desse órgão vital, já que levantamentos apontam que as doenças cardiovasculares representam a primeira causa de mortalidade em todo o mundo.

Importância da atividade física

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O cardiologista Marco Antônio de Mattos, diretor-geral do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), do Rio de Janeiro, explica que alguns cuidados essenciais precisam ser tomados para manter o coração saudável.   “Nós temos que praticar exercícios físicos regularmente, exercícios aeróbicos, pelo menos quatro a cinco vezes na semana, por quarenta a cinquenta minutos. Também devemos adotar hábitos alimentares saudáveis, evitando alimentos gordurosos, como frituras, para poder manter o colesterol no sangue em valores de normalidade, abaixo de duzentos miligramas. Precisamos ainda manter níveis de açúcar no sangue controlados e evitar o tabagismo", disse o médico.

Quando procurar o médico

Os problemas cardiovasculares podem ser fatais, principalmente quando a pessoa não sabe que sofre desse mal. Problemas como palpitações fortes e desmaios podem ser sinais de alguma doença cardíaca. O coração pode dar algumas manifestações clínicas. Os principais sintomas, após os quais você deve procurar o auxílio de um médico, de um cardiologista, são falta de ar e cansaço durante esforço físico, dor no peito, palpitações ou acelerações do ritmo cardíaco, taquicardia, e também o desmaio, cientificamente conhecido como síncope, que também pode ser uma manifestação de doença cardíaca grave. Diante de qualquer um desses sintomas, é preciso procurar um cardiologista e realizar os exames necessários. Para quem já sofre de hipertensão, os cuidados precisam ser redobrados. Além de cuidados médicos e da prática de exercício físico, é preciso ter uma alimentação controlada e ficar longe do sal.

Luiz Nascimento (Informações Ministério da Saúde) - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.