Portal Caparaó - Faculdade promove Semana Jurídica em Manhuaçu
Geral

Faculdade promove Semana Jurídica em Manhuaçu

30/09/2010 - Atualizado em 30/09/2010 09h03
Elpídio Donizeti abriu a Semana Jurídica Doctum

Começou na última segunda-feira, 24, mais uma edição da Semana Jurídica do curso de Direito das Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu. O evento, que acontecerá até esta sexta-feira, 01, é realizado semestralmente e proporciona à comunidade acadêmica da faculdade a chance de aprimorarem o conhecimento jurídico por meio de palestras com profissionais renomados na área e ainda através de mini-cursos ministrados na sede da faculdade.

Centenas de estudantes, além de professores, advogados, juízes, promotores e convidados prestigiaram as noites de palestras da Semana Jurírica que aconteceram no Salão de Convenções do Manhuaçu Center Hotel. A abertura do evento foi conduzida pelo Diretor Presidente do Instituto Doctum de Educação e Tecnologia – mantenedora das Faculdades Doctum – Prof.Cláudio Leitão. Ele saudou a todos os presentes e ressaltou a ênfase que a instituição dá em levar o ensino jurídico com excelência através de eventos como a Semana Jurídica. Um dos destaques em sua fala ficou por conta do anúncio da parceria entre a Doctum e o curso preparatório para o Exame da OAB, Plenarius. “Acreditamos muito nesta parceria que, certamente, gerará importantes resultados. O Plenarius é referência em qualificação profissional e será um grande prêmio para os nossos alunos”, afirma.

A primeira palestra ficou por conta do presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Desembargador Elpídio Donizetti, que falou a respeito do “Processo como efetivação dos Direitos Fundamentais”. Ele que é magistrado há 25 anos, referência nacional em Direito Processual Civil e membro da comissão para criação do novo Código de Processo Civil junto ao Senado Federal, destacou em sua apresentação, dentre as abordagens, o alcance e a evolução dos Direitos Fundamentais. “A nova tendência que se vislumbra com o advento de um novo Código de Processo Civil é um bem vindo protagonismo da figura do juiz, embora acompanhado de uma boa dose de desconfiança da comissão que elaborou o anteprojeto. Nesse contexto, a influência e consolidação da hermenêutica constitucional no âmbito de interpretação e aplicação das normas processuais fornecerá um bom arsenal para que o magistrado crie, adapte e efetive soluções adequadas à Constituição. Contudo, tais avanços não podem ser utilizados para exoneração dos demais Poderes da República de suas missões, também indispensáveis à implementação prática das normas de direitos fundamentais”, afirma.

Grande público acadêmico prestigiou os eventos

Já na terça-feira, 28, os participantes acompanharam a apresentação dos professores Plínio Lacerda e Valério Augusto Ribeiro. Eles que são diretores do curso Plenarius e também docentes com vasta experiência, falaram sobre o Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, respectivamente. E ontem aconteceu a palestra intitulada “Simulações Empresariais e societárias: a fraude na partilha de bens no divórcio e na dissolução” com o Prof.Dr.Gladston Mamede.

André Luiz Castro - Assessor de Comunicação - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.