Portal Caparaó - Escolas querem mais segurança no trânsito da Alameda Eloy Werner
Geral

Escolas querem mais segurança no trânsito da Alameda Eloy Werner

01/10/2010 - Atualizado em 01/10/2010 12h10
Manifestação parou o trânsito na Alameda Eloy Werner.

Mais de 200 estudantes, pais, professores e moradores participaram de uma passeata na Alameda Eloy Werner, no Bairro Alfa Sul, na manhã desta quinta-feira, 30. A iniciativa tomada pela APAE/ Manhuaçu, juntamente com o Programa JCC (Jovens Construindo a Cidadania), envolvendo parceria com as instituições de ensino existentes nas imediações (CEM, EE São Vicente de Paulo, CAIC e Fumaph), teve como propósito a reivindicação de melhorias efetivas para o trânsito no local, como a colocação de faixas, calçadas, quebra-molas e rotatória. Medidas estas que garantirão maior segurança a pedestres, ciclistas e usuários do trânsito em geral.

Além das instituições de ensino, a Alameda Eloy Werner é acesso para a unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, Câmara Municipal, Renaclin (Clínica de Hemodiálise), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e aos Bairros Alfa Sul, Nossa Senhora Aparecida e São Vicente. A passeata contou também com o apoio das Associações de Moradores dos Bairros circunvizinhos, Comsep (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Comjuve (Conselho Municipal de Juventude).

A passeata teve início às 9h, com uma concentração às margens da BR-262, próximo ao Posto Pipas, seguindo rumo a Praça José André da Costa, no Bairro Alfa Sul. Portando faixas e cartazes com mensagens chamando a atenção para a necessidade destas ações visando à humanização trânsito na alameda, os participantes fizeram uma parada em frente à Câmara Municipal e, em seguida, continuaram a passeata subindo até a Praça do Bairro Alfa Sul.

O Presidente da APAE / Manhuaçu (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) e Vereador, Renato Cezar Von Randow, ressaltou os propósitos desta iniciativa. “É sem dúvida alguma, uma manifestação nunca vista em Manhuaçu por alunos, mestres e pais de estudantes. Nós que aqui congregamos como Presidente da APAE / Manhuaçu, temos visto na Alameda Eloy Werner, a cada dia, mais perigo, ao atravessarmos nossos alunos. Congregamos aqui cinco escolas, igrejas, o SENAC, a Câmara Municipal, o Corpo de Bombeiros, e, não vemos atitude alguma para melhorar a situação do trânsito aqui no Bairro Alfa Sul. Estamos reivindicando que se faça um passeio maior, ao lado do muro da Fumaph, onde funciona o CEM. Também solicitamos que se faça uma rotatória, na esquina entre a APAE e a Fumaph. Pedimos também encarecidamente às nossas autoridades que consertem aquela bueira que atravessa a alameda. É um barulho tremendo quando um carro passa ali", pontou. 

Renato ainda explicou que foi formalizado um documento: "Nós já temos um manifesto pronto para enviarmos ao senhor prefeito, mas, primeiramente, vamos ao parlamento nosso, que é Câmara Municipal. Vamos fazer uma manifestação na quinta-feira próxima, em frente à Câmara quando entregaremos aos senhores vereadores esta manifestação para que eles possam nos ajudar, junto ao Executivo, a pedir estas melhoras. Nós já pedimos uma vez. Fizemos uma reivindicação, que foi aprovada pela Câmara, mas, até hoje, não vimos esta melhora acontecer. Assim, nesta quinta-feira, vamos estar na Casa Legislativa com os diretores de escola presentes; convidaremos também os responsáveis pelo setor de trânsito do 11º BPM, para a entrega deste manifesto na Câmara, para que, em seguida, o Legislativo convide ao senhor prefeito para um diálogo no intuito de que possamos fazer algo no sentido de prevenir qualquer tipo de acidente para os alunos que transitam aqui”, destacou.

O Diretor do CEM, Walter Vargas Júnior, lembrou também da necessidade da colocação de placas sinalizando que o local é uma área escolar. “É uma oportunidade que temos de manifestar pacificamente nossa necessidade de organização do trânsito. Complementando o que foi dito, acredito também que a colocação de placas precisa ser feita, porque existem estas cinco escolas aqui, e não há sinalização advertindo o motorista que ele está circulando em uma área escolar. [...] É um começo. Hoje solicitamos para os bairros e, quem sabe, daqui a alguns dias, estaremos também lá na BR solicitando por uma travessia melhor, por uma segurança maior para os nossos pedestres”, comentou o Diretor Walter Vargas Júnior.

A Polícia Militar do 11º BPM, por meio dos Cabos Ageu e Ralfo, acompanhou a mobilização e assegurou a segurança de todos os participantes.  Acompanhado do Presidente Associação de Moradores do Bairro São Vicente, Benoni da Paixão, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro Alfa Sul, Milton Filgueiras, considerou esta ação congruente entre as instituições positiva para se alcançar as reivindicações apresentadas. “Consideramos esta movimentação como uma etapa inicial do processo. Este chute inicial é sinal que a sociedade está se mobilizando. Como representante da Associação de Moradores do Bairro Alfa Sul, tenho percebido a necessidade destas melhorias há anos, mas nunca tivemos pessoas que tomassem providências daquilo que era preciso. Inclusive, tenho participado de audiências públicas relacionadas ao trânsito, mas ações efetivas não foram tomadas. Acho que chegou o momento de as autoridades competentes tomarem providências e perceberem que estamos aqui hoje trabalhando em prol de uma comunidade e de cinco escolas, conforme foi dito, porque temos que proteger nossas crianças que são o futuro de amanhã”, afirmou Milton.

Em entrevista, o integrante do Comsep e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Flávio Lacerda, destacou que esta conscientização deverá ser estendida para outros bairros de Manhuaçu, visando uma mobilização geral para que melhorias no trânsito ocorram.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.