Portal Caparaó - São João vai construir casas para 49 famílias rurais
Geral

São João vai construir casas para 49 famílias rurais

06/10/2010 - Atualizado em 06/10/2010 06h30

O depoimento da moradora Maria Santana traduz o sentimento de conquista da casa própria: “Depois de anos à espera da realização desse sonho, chegou o grande dia. Com o financiamento, vamos poder construir nosso lar e deixar tudo com a nossa cara. Será a nossa casa”. Ela foi uma das 49 famílias beneficiadas com contratos do Programa Minha Casa, Minhas Vida Rural, assinados na terça-feira entre a Prefeitura de São João do Manhuaçu e a Caixa Econômica Federal, com orientação da Convivência Engenharia. Animada com a mudança, ela conta que já está tudo encaminhado: planta pronta, mão de obra sendo definida e materiais a serem adquiridos. O próximo passo é a construção, que começa logo.

Assim como Dona Maria Santana, outras 48 famílias vivenciaram a mesma sensação. As novas unidades habitacionais previstas no convênio vão garantir condições dignas de moradia para dezenas de pessoas. Serão beneficiados agricultores que durante muitos anos sonharam com a casa própria e outros que estão começando a vida no campo, constituindo família. “Para alguns, essa casa chega depois de muito trabalho, enquanto outros vão receber um incentivo para empreender mais ainda”, conta o Diretor do Departamento de Assistência Social, Degmar Alves Teixeira.

Segundo ele, a dedicação de toda a equipe e o empenho do Prefeito João Batista Gomes foram fundamentais para a organização da documentação que permitiu às primeiras 49 famílias receber os benefícios do Minha Casa Minha Vida. O programa garante um subsídio de 12 mil reais para a obra de cada casa.

O Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Pedro Paulo Assunção, participou da solenidade. Para ele, o financiamento é uma ferramenta importante para evitar o êxodo rural. “Para manter o homem no campo, é preciso assegurar melhores condições de vida ao agricultor. Mais do que proporcionar qualidade de vida, também é importante garantir salubridade aos produtores”, afirma.

O prefeito de São João do Manhuaçu, João Batista Gomes, abriu os trabalhos destacando a importância de parcerias para fortalecer o município. “A nossa Administração tem como foco cuidar das pessoas. Esse convênio garante a casa própria para dezenas de famílias rurais, está gerando emprego, movimentando a economia e oportunizando melhores condições de vida para as pessoas. E essa movimentação tem gerado um ciclo virtuoso, motivando as pessoas, gerando novas perspectivas de vida” concluiu.

O representante da empresa Convivência Engenharia, João Carlos Pereira relatou sua experiência de ter construído cerca de 250 casas, pelo Programa Nacional de Habitação, desde 2009, em diversas cidades mineiras. Ele apresentou uma palestra detalhada e tirou dúvidas dos moradores.

A cerimônia contou com a participação dos vereadores Elias Mariano (presidente da Câmara), Marineuza Vieira Cardoso, José Lote e Dionísio Barnabé Evangelista, o vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico) e os Secretários Municipais: José Teófanes (Saúde), Cristiano Marcos (Diretor de Obras), Gilberto Evangelista (Administração). Momentos de louvor e agradecimento a Deus foram conduzidos pelo Presbítero Jânio Dutra e o cantor Éderson Tavares.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.