Portal Caparaó - Empresas de torrefação de café são multadas em Mutum
Agronégocios

Empresas de torrefação de café são multadas em Mutum

13/08/2007 - Atualizado em 14/08/2007 12h56

Duas empresas de torrefação foram multadas no valor de mais de 12 mil reais nesta sexta-feira (10) por poluir o Meio Ambiente. As fábricas emitiam grande quantidade de fumaça e incomodavam vizinhos e moradores da região de Mutum. O caso foi notificado pela Polícia Militar do Meio Ambiente.

De acordo com os policiais, as empresas Grão Aroma e Café Açu, localizadas no bairro Norberto, não possuíam Autorização Ambiental de Funcionamento. As duas foram autuadas administrativamente conforme Auto de Infração da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

As atividades não foram suspensas, contudo foi lavrado Boletim de Ocorrência dirigido ao Ministério Público de Mutum com cópia para a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) para as demais medidas administrativas e penais cabíveis.

Na oportunidade, os dois proprietários foram orientados sobre as precauções referentes à fumaça produzida. Nas duas empresas, as chaminés não possuem filtro para controle e requeima da fumaça.

Segundo as normas de proteção do Meio Ambiente, deveriam ser adotadas medidas para a eliminação da fumaça.

Várias reclamações de vizinhos chegaram aos órgãos competentes. Moradores, segundo a polícia, se diziam incomodados com o mau cheiro, proveniente da fumaça da torrefação.

Carlos Henrique Cruz - 13/08/07 - 17:27 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.