Portal Caparaó - �rgãos de segurança traçam metas e ações para a região
Segurança

�rgãos de segurança traçam metas e ações para a região

08/10/2010 - Atualizado em 08/10/2010 10h29
Números da avaliação foram apresentados em conjunto pela PM e PC

A integração das forças de segurança, que representa a principal marca da política pública do Sistema de Defesa Social (Sids) de Minas Gerais foi tema de reunião da Área de Comando Integrado de Segurança Pública (ACISP) de Manhuaçu. Participaram do encontro, os comandos das Polícias Civil e Militar na região e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, sociedade civil, Prefeitura e Câmara de Manhuaçu.

Uma das principais iniciativas da Superintendência de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) é a metodologia de Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp).
Composta por 24 municípios da região, a ACISP de Manhuaçu teve sua segunda reunião de avaliação do quadrimestre de Maio a Agosto. A primeira envolveu apenas delegados e comandantes de destacamentos. O segundo encontro apresentou o quadro comparativo entre os quatro mesmos meses de 2009 e de 2010.

Em geral, os índices mostram avanços e a ACISP de Manhuaçu tem bons índices em relação às outras cinco áreas pertencentes ao Comando Regional de Ipatinga, no Vale do Aço.

Mediada pela Secretaria de Defesa Social, a reunião estabelece novos vínculos, acordos e metas para a redução da criminalidade na região. O objetivo é comparar os números do ano passado com os desse mesmo período. Nos itens em que não houve redução são definidas ações visando a correção.

No quadro geral, o índice de crimes violentos e contra o patrimônio não foi cumprido, bem como a redução de homicídios. Foram 20 em 2009 e 24 em 2010. Por outro lado, foram apreendidas mais armas pela Polícia Militar e concluídos mais inquéritos e termos circunstanciados de ocorrência pela Polícia Civil, superando as metas. O número de operações policiais não atingiu o patamar desejado: foram 4.680 em 2009 e 3.385 em 2010.

Coronel Geraldo Henrique e o Delegado Lourival Silva Pereira representaram os comandos regionais

Foram definidas estratégias com relação a crimes de estupro, furto, roubo a transeunte, homicídio. As estatísticas dos levantamentos são ferramentas úteis para identificar a rotina dos bandidos e a origem de determinados crimes.

No período de quatro meses foram 182 ocorrências de furto. 109 aconteceram em Manhuaçu e 44 aconteceram durante a tarde. Segundo os levantamentos, elementos entram nas casas aproveitando portões, janelas e locais mais acessíveis. “Chegam como se quisessem uma informação ou comida e vão entrando na casa. Se não forem flagrados, furtam o que querem e saem. Se forem descobertos, dão uma desculpa que estão querendo informação”, explicou o Major Rhodes, subcomandante do 11º BPM.

Já na modalidade de roubo a transeunte, as polícias atribuem o delito às drogas. “A chegada do crack aumentou essa modalidade criminosa. Temos identificado muitos roubos de celulares. O bandido aborda a pessoa e toma o aparelho, que é moeda de troca por drogas”, detalhou o delegado regional José Carlos Rodrigues Bolsoni. Ele salientou o horário de 18 às 24 horas como o de maior incidência de ocorrência desse tipo.

Entre os casos de tentativa de homicídio e os crimes que resultaram em morte o número aumento de 39 para 41. Foram 24 consumados neste ano, contra 21 em 2009.

A apresentação terminou com as ações programadas reduzir esses números. O Programa Olho Vivo – monitoramento com câmeras foi eleito como uma prioridade – e o Programa Contumazes – um sistema informatizado que já tem o 398 indivíduos cadastrados. São dados, fotos, antecedentes, situação na Justiça dos principais envolvidos em crimes em Manhuaçu. O sistema já está sendo alimentado pelas duas polícias.

AVALIAÇÃO

O Diretor Adjunto do 12º Departamento Regional de Polícia Civil, Dr. Lourival Silva Pereira, foram colocadas as estatísticas levantadas durante o período em comparação com o mesmo período do ano anterior para se discutir se houve acréscimo ou redução, especialmente em crimes violentos. “O governo de Minas Gerais com a integração dos órgãos de Defesa Social busca mostrar os planejamentos que estão sendo feitos para aplicar os recursos da melhor forma com vistas a reduzir a criminalidade. Essas planilhas apresentam a estatística e mostram o que está acontecendo em toda a região. Os comandos locais dão satisfação ao comando regional. É preciso agir em relação a determinados crimes que merecem maior atenção”, afirma.

O Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva, avaliou que a área de Manhuaçu ainda tem muito o que melhorar, mas destacou avanços. “Temos percebido o esforço do 11º Batalhão e da 6ª Delegacia Regional em prover a região de melhor segurança. Percebemos nos furtos, tentativas de homicídio, homicídio e ameaças alguns problemas pontuais. Nessa reunião foram traçadas várias estratégias para reduzir esses números”, avaliou.

Ações foram definidas com relação a segurança pública na região

Ele salientou que há novos policiais em formação e melhorias com a integração do boletim de ocorrência das forças de segurança. Uma medida necessária é a construção do presídio de Manhuaçu. Existe uma previsão no Orçamento do ano que vem e havia uma pendência de documentação que tem que ser reenviada para a Secretaria de Defesa Social. Uma dificuldade do Judiciário local é buscar um ambiente adequado para poder prender os infratores.

“A reunião foi proveitosa e a expectativa que temos é a melhor em termos de ação efetiva de segurança no ambiente de Manhuaçu e região”, concluiu o Coronel Geraldo Henrique.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.