O município de Manhuaçu começa a passar nesta segunda-feira, 18, pelo LIRAA (Levantamento Rápido de Índice de Aedes Aegypti). Esta nova forma de levantar os possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue vai dar mais rapidez desde o levantamento até o fechamento das informações. O LIRAA acontecerá durante 3 dias, portanto, se encerrando na quarta-feira, dia 20. A cidade foi dividida em 4 estratos (zonas) onde se concentrarão as equipes da Vigilância Ambiental. O Distrito de Vilanova será o quinto estrato, pois na localidade existem mais de 2 mil imóveis o que determina a realização do LIRAA, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Divisão da cidade para o LIRAA
As localidades próximas à Ponte da Aldeia, ou seja, José Vicente, Sebastião Oliveira, Vila Boa Esperança, Clube do Cavalo, Vila Deolinda, Bom Jardim, além do próprio Bairro Ponte da Aldeia, compõem o Estrato 1.
Os Bairros São Jorge, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente, Alfa Sul, Pouso Alegre, São Francisco de Assis (Campo de Avião), além da localidade conhecida como Usina do Samal, fazem parte do Estrato 2.
O Estrato 3 é composto pelos Bairros Bela Vista, Lajinha, Santa Luzia, Todos os Santos/Luciano Heringer, Santo Antônio, Sagrada Família, Centro e Petrina.
Os Bairros Operários, Catuaí, Colina, Coqueiro, Santana, Pinheiro, Matinha, Bom Pastor, Engenho da Serra, Santa Terezinha e localidade Matadouro integram o Estrato 4. Vilanova, é o Estrato 5.
Resultado das ações
A situação dos focos do mosquito Aedes Aegypti no município está sob controle com índice de 0,07%, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%. O resultado se deve às ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, à melhora do nível de conscientização de grande parte da população e ao trabalho contínuo que agora passa a ser desenvolvido por 39 Agentes de Combate a Endemias (ACE), capacitados e aptos para o trabalho.
Agradecimento ao Samal
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Fialho, aproveitou a reunião do Conselho de Saúde, na quarta-feira, 13, para agradecer ao Samal que tem trabalhado na limpeza de pontos importantes da cidade e distritos, onde moradores, por hábito, jogam lixo de maneira indiscriminada. O agradecimento também foi reforçado pelo Secretário de Saúde Luiz Prata, que afirmou ser de fundamental importância parcerias como esta em vista do combate eficaz dos focos de Dengue.
Fiscalização
A intensificação da fiscalização tem contribuído com os bons resultados vistos até agora. Em quase a totalidade dos casos onde foram feitas notificações pela Vigilância Ambiental sobre determinada irregularidade que necessitava ser corrigida pelo morador, a situação foi regularizada sem precisar aplicar multa com base na Lei Municipal 2951/2010. Em poucas situações houve resistência e o município teve que acionar a VISA (Vigilância Sanitária) para aplicar a Lei. Esgotadas todas as etapas, houve a aplicação de uma multa e 3 casos foram encaminhados à Promotoria Pública (confira no quadro).
Cuidados
Não deixar água parada em hipótese alguma, vedar as caixas d’água, verificar as calhas que podem estar entupidas, limpar os quintais, eliminar os pratinhos dos vasos de plantas.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com
IMÓVEIS VISTORIADOS PELO MUNICÍPIO
Total de imóveis vistoriados - 24640
Total de imóveis notificados - 1485
Resolvidos dentro do prazo legal de 5 dias - 1203
Não resolvidos no prazo legal (encaminhados à VISA) - 282
Autos de advertência - 167
Autos de infração - 28
Termos de intimação - 09
Notificação de multa - 01
Termos de vistoria - 65
Imóveis sem identificação de responsável legal - 09
Encaminhamentos à Promotoria Pública - 03
Fonte: Vigilância Ambiental – VISA/SMS