Portal Caparaó - BR-116: Obras de recuperação custam 88 milhões
Geral

BR-116: Obras de recuperação custam 88 milhões

21/10/2010 - Atualizado em 21/10/2010 10h00
Obras já foram concluídas em alguns trechos, enquanto em outros o trabalho se concentra na substituição do asfalto.

Os motoristas que trafegam na BR-116, num trecho de 109 quilômetros entre São João do Manhuaçu e o trevo da BR-458, em Inhapim, deve ter a paciência redobrada. Em vários pontos da via os motoristas precisam parar. O trânsito está sendo feito em meia pista sendo alternado em cada sentido de 10 a 20 minutos.

O investimento nesse trecho é de 88,5 milhões de reais de acordo com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Iniciadas em julho, as obras fazem parte de um projeto de recuperação da BR-116 no trecho que corta Minas Gerais, entre a divisa com a Bahia e a cidade de Além Paraíba. A etapa de São João do Manhuaçu está sob responsabilidade do consórcio formados pelas empreiteiras Preart e Egesa.

O canteiro de obras foi instalado no distrito de Vilanova. Foi construído um amplo pátio para receber os equipamentos e toda infraestrutura de pavimentação asfáltica. Estão sendo executadas obras de recuperação da pista com recapeamento em vários trechos tanto no sentido Realeza para São João do Manhuaçu, quanto no trecho que vai de Vilanova para Caratinga. Em vários trechos, o asfalto está sendo totalmente arrancado. São feitas obras de escoamento de águas pluviais, drenagem e construção de canaletas, além de uma nova base para a pista recuperada.

O trabalho tem previsão de dois anos para ser executado. O contrato envolve serviços de restauração, correção de defeito na base da pista, recapeamento asfáltico e recuperação de erosões.

PEDÁGIOS

Apesar de serem obras necessárias, a melhoria das condições da rodovia também vai permitir que os trechos sejam privatizados no futuro. Um estudo realizado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que levantou o número de veículos que circulam por dia na BR-116 no trecho da divisa com Rio de Janeiro, em Além Paraíba, até a divisa com o estado da Bahia, concluiu por um projeto com criação de praças de pedágio em vários pontos.

No trecho entre Além Paraíba e Realeza, já estão previstos quatro pontos de pedágio: 1) próximo a Leopoldina; 2) no km 707 próximo ao distrito industrial em Muriaé; 3) em Fervedouro; e 4) em São João do Manhuaçu. O projeto ainda está em estudos e não aponta localização precisa ou prazos para que seja implantado.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.