Portal Caparaó - Sintracom garante reajuste salarial para trabalhadores do comércio
Economia

Sintracom garante reajuste salarial para trabalhadores do comércio

03/11/2010 - Atualizado em 03/11/2010 13h21
Presidente do Sintracom Adalto de Abreu

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Manhuaçu (Sintracom) anunciou nesta semana a Convenção Coletiva assinada com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, referente à data-base 1º de dezembro de 2009.

A negociação vinha se arrastando desde o final do ano passado, mas foi decidida em audiência de conciliação realizada no dia 18 de outubro passado, sob a mediação da Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Desembargadora Emília Facchini.

O sindicato garantiu o índice de reajuste salarial de 4,30%, piso salarial no valor de R$ 534,00 e pagamento de diferenças salariais de dezembro de 2009 até agora. “Ainda ficou estabelecido que os funcionários que recebem apenas por comissão têm garantia mínima de 551 reais, caso não atinjam suas metas. Quem recebe parte fixa e parte comissionada terá garantia mínima de 534 reais”, explica o presidente do Sintracom Manhuaçu Adalto de Abreu.

ACORDO INÉDITO

O dirigente sindical ressalta que a vitória do sindicato permitiu um acordo inédito para a categoria em Manhuaçu. “Estávamos numa campanha salarial desde dezembro do ano passado, mas somente agora tivemos êxito nessa convenção, conseguindo um aumento real para os trabalhadores do comércio de Manhuaçu”, comemora.

Segundo ele, na convenção também foi assegurado o pagamento das diferenças salariais nas folhas dos próximos três meses. “O importante é que os empregados não serão prejudicados”, afirma o presidente.
Ficou estabelecido na convenção que, nos casos de quem recebeu a menos do que foi estabelecido, a diferença de dezembro de 2009 a março de 2010 + 13º serão pagas na folha de novembro. Já as diferenças de abril e maio de 2010 serão acertadas em dezembro; enquanto as dos meses de junho a outubro deverão entrar na folha de janeiro de 2011.

No caso de funcionários comissionados, também foi garantida uma gratificação de 48 reais para quem bate meta e só recebe comissão. Quem recebe parte fixa e parte comissionada terá gratificação de 24 reais.
Os detalhes e a cópia integral da convenção coletiva estão disponíveis no site do sindicato: www.sintracommcu.com.br.

Adalto de Abreu explica que a luta é contínua. O sindicato já iniciou as discussões por causa da nova convenção coletiva, cuja data-base é dezembro.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.