Portal Caparaó - Definido horário especial do comércio de Manhuaçu
Economia

Definido horário especial do comércio de Manhuaçu

13/12/2010 - Atualizado em 13/12/2010 12h49
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Adalto de Abreu

Conforme acordo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Manhuaçu e Região (Sintramaçu) e a Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), o horário especial de funcionamento dos estabelecimentos comerciais em dezembro começa nesta segunda-feira, dia 13. A jornada de trabalho foi definida para facilitar o funcionamento das lojas, orientar os consumidores e defender os direitos dos trabalhadores.

Segundo o presidente do Sindicato, Adalto de Abreu, o interesse da entidade é garantir os direitos dos trabalhadores e, ao mesmo, tempo permitir que o comércio funcione para atender a todos os consumidores de Manhuaçu e região. “Nós sabemos que a movimentação desse fim de ano é muito grande em nossa cidade. Queremos que todos possam fazer suas compras com tranquilidade e esse acordo foi bom para todos os envolvidos, garantindo um período de vendas de Natal muito positivo”, afirma.

Adalto de Abreu se reuniu com o Presidente da Aciam, Toninho Gama, e com o Vice-presidente da Federaminas, André Farrath, e definiram que a jornada de trabalho extra será de, no máximo, duas horas por dia. “Os comerciantes vão definir uma escala de revezamento e a carga horária com limite de dez horas por dia. A ACIAM como representante das empresas trabalhou por um horário bastante interessante para o comércio, respeitando os trabalhadores e favorecendo as compras de fim de ano em Manhuaçu”, afirma Toninho Gama.

HORÁRIO ESPECIAL

Durante esta semana, de 13 a 17 de Dezembro, as lojas vão abrir as 9 horas e fechar às 20 horas. No sábado, 18, o comércio ficará aberto até às 18 horas. Na semana seguinte, 20 a 22, o horário será estendido até 22 horas. No dois dias que antecedem o Natal (23 e 24), o comércio fechará às 22:30. Nos dias 25 e 26, ficarão fechados.

O acordo estabeleceu ainda que as empresas deverão fornecer lanche gratuito para todos os trabalhadores que estiverem fazendo jornada extra, além de intervalo de uma hora para descanso e quinze minutos para lanche dentro da escala de 10 horas de trabalho.

ASSINATURA

Toninho Gama e André Farrath detalharam a importância do acordo durante reunião da ACIAM

Além de alertar que o sindicato vai fiscalizar o cumprimento das normas, Adalto de Abreu explica que quem não quiser aderir ao acordo deverá seguir a lei municipal 2.678/2007 que define o horário do comércio de Manhuaçu. Pela lei, as lojas fecham às 18 horas.

Para aderir a escala especial, a ACIAM e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio estão solicitando aos empresários interessados que procurem a secretaria das duas entidades e assinem o acordo especial de Natal. “Basta o empresário procurar uma das entidades levando o CNPJ da empresa e assinar o documento”, afirma Adalto de Abreu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.