Portal Caparaó - Deputado lamenta que tenham morrido somente 25 presos
Segurança

Deputado lamenta que tenham morrido somente 25 presos

23/08/2007 - Atualizado em 23/08/2007 13h39

Instalada hoje na Câmara Federal a CPI que vai investigar o Sistema Carcerário. O primeiro requerimento aprovado é do deputado Raul Jungmann que pediu uma diligência a Ponte Nova. Três parlamentares integrantes da CPI vão a Ponte Nova para apurar o que, de fato, causou a morte de 25 presos.

A notícia repercutiu imediatamente no plenário da Câmara dos Deputados. O primeiro a se manifestar foi o deputado Jair Bolsonaro: “Olha eu acho que o sistema prisional brasileiro é excelente. É excepcional. Primeiro: quem está lá dentro lutou muito, fez muita maldade para ir para lá. Então, assim como eu disse que em Carandiru infelizmente só morreram 111 em 92, agora eu digo, infelizmente agora só morreram 25 em Ponte Nova. E os que ficaram lá, eu acho que têm ficar sem colchão e sem qualquer regalia. Afinal de contas, lá é um lugar para pagar pecados, não é spa para você ter café, almoço, jantar, médico, psicólogo, dentista, futebol e visita íntima. Afinal de contas, o que esses caras fizeram contra a sociedade e contra os cidadãos de bens, isso simplesmente é irrecuperável. Eles estão no lugar certo: lá é ante-sala do inferno e devem permanecer lá por muito tempo sendo tratados dessa maneira”.

Já o deputado Raul Jungmann considera que o requerimento não foi aprovado à toa: “Quis o destino que no dia mesmo da instalação da CPI do Sistema Penitenciário, tivéssemos uma tragédia realmente negra com 25 mortos numa cadeia. Isto, de certa forma, é um símbolo da situação atual tanto para aqueles que lá se encontram como também para o Sistema Penitenciário que hoje está falido, sem recursos, com cadeias em ruínas, que não ressocializam ninguém e viraram escolas do crime. As penitenciárias brasileiras se transformaram no quartel general do crime organizado. É de lá de dentro que o PCC, o Comando Vermelho, o Terceiro Comando, a ADA comandam as atividades criminosas fora das cadeias”.

Carlos Henrique Cruz - 23/08/07 - 13:25 -portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.