Portal Caparaó - Nota Oficial da Secretaria de Defesa Social
Segurança

Nota Oficial da Secretaria de Defesa Social

23/08/2007 - Atualizado em 23/08/2007 13h39
O Governo de Minas manifesta profundo pesar pelas mortes ocorridas na madrugada desta quinta-feira (23) na Cadeia Pública de Ponte Nova, na Zona da Mata, e presta os seguintes esclarecimentos, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social:

1 – Tão logo começou o tumulto na carceragem, por volta de 1h de hoje, as polícias Civil e Militar cercaram a unidade, iniciando a negociação com os amotinados.

2 – As polícias identificaram um incêndio na cela 8 da cadeia pública, que foi combatido e debelado por um caminhão-pipa, por volta de 2h. Ainda sob a forte fumaça provocada pelo fogo, os policiais encontraram vários corpos queimados dentro da cela.

3 – O Instituto Médico Legal, com os três legistas da cidade, e a Perícia Técnica, foram imediatamente acionados para iniciar o trabalho de reconhecimento dos corpos e coleta de informações necessárias para as providências legais que um episódio como esse exige.

4 – Mais tarde, foi possível confirmar a morte de 25 presos, cujos corpos foram levados para o hospital da cidade.  Os corpos estão sendo transferidos para o IML em Belo Horizonte.

5 – A Polícia Civil iniciou os procedimentos investigativos sobre o ocorrido e a Polícia Militar reforçou a segurança externa e interna da cadeia. No início da manhã havia sido lavrado um auto de flagrante apontando os 20 detentos que lideraram o motim, motivado por um desentendimento entre grupos rivais.

6 - A Secretaria de Estado de Defesa Social mobilizou também outros órgãos do governo para iniciar imediatamente o atendimento aos familiares dos presos, prestando a assistência necessária para tentar minimizar os efeitos dessa tragédia. Tão logo seja feita a identificação dos corpos, as famílias serão informadas.

7 – O Governo de Minas reafirma, também, o compromisso de continuar os investimentos para sanar o histórico déficit no número de vagas no sistema prisional de Minas Gerais. Tanto que, no início de 2003, o Estado possuía apenas cinco unidades penitenciárias, com cerca de 5 mil presos.

8 – De 2003 a 2006 foram criadas 11 novas penitenciárias e 12 novos presídios em Minas Gerais, um acréscimo de 11.105 vagas. Os investimentos na construção de unidades prisionais totalizam R$ 112,7 milhões. Em 2007, o sistema prisional já possui 45 unidades e, pela primeira vez na história do Estado, tem mais presos sob a sua custódia (18 mil) que sob o controle da Polícia Civil (16 mil).

Secretaria de Estado de Defesa Social - 23/08/07 - 13:31

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.