Portal Caparaó - Secretário de Estado de Obras reúne-se com prefeitos em Santo Amaro
Geral

Secretário de Estado de Obras reúne-se com prefeitos em Santo Amaro

15/01/2011 - Atualizado em 15/01/2011 17h41
Prefeitos da região reuniram-se com o Secretário Carlos Melles no aeroporto

Atendendo à determinação do governador Antonio Anastasia, o Secretário de Estado e Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, acompanhado do Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Élcio Monteze, e do Diretor de Comunicação da Defesa Civil Estadual, Major Edylan, viajaram até o Aeroporto de Manhuaçu e se reuniram com onze prefeitos da região. A visita teve o objetivo de conhecerem a situação dos municípios afetados pelas chuvas e apresentar também a sistemática de trabalho do novo secretário.

Recepcionado pelo Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros, Carlos Melles esteve reunido no aeroporto com os prefeitos Márcio Gerard (Reduto), João Batista Vieira (Santana do Manhuaçu), João Batista Gomes (São João do Manhuaçu), Ronaldo Lopes (Manhumirim), Dalmo Ribeiro (Caparaó), Aloíso Barbosa (Espera Feliz), Ébio Vítor (Orizânia), Marinalva Ferreira (Simonésia), Carlos Celestino (vice em Alto Jequitibá) e Fábio Gardingo  (Matipó).

Durante a visita, o secretário de estado ressaltou os problemas registrados no Rio de Janeiro e lembrou que “Minas sempre tem problemas por causa das montanhas e das enchentes, mas nada se compara com a tragédia da região serrana do Rio. Infelizmente, também temos dezenas de cidades afetadas e problemas em rodovias e pontes”. Carlos Melles também apresentou um levantamento do DER-MG com pontos de estrangulamento e dificuldades das rodovias da região.

Com os prefeitos, ele quis ouvir as demandas e necessidades da região. “Queremos combinar parcerias estratégicas e voltarei sempre que for preciso para acelerar projetos e garantir a liberação rápida de recursos para obras nos municípios”, afirmou.

REIVINDICAÇÕES

Os prefeitos puderam manifestar suas impressões e citaram demandas junto a Secretaria de Estado de Transportes e Obras. A maior parte dos prefeitos elogiou a parceria com o Governador Anastasia e os recursos viabilizados através de convênios no ano passado. Eles pediram empenho na liberação da segunda etapa da verba.

O Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros sugeriu também que fosse oferecido na região um treinamento sobre convênios para os setores responsáveis pela elaboração dos convênios nas prefeituras. “Temos uma parceria excelente com o Governador Anastasia e queremos ampliar isso. A idéia da capacitação é uma forma de reduzir erros e integrar as equipes do Estado e dos municípios”, citou.

Os prefeitos de Reduto, Márcio Gerard, e de Manhumirim, Ronaldo Lopes, aproveitaram para solicitar a liberação de recursos do Estado, já que ficaram sem os recursos nos convênios que foram assinados por dezenas de prefeituras mineiras. Além disso, Ronaldo Lopes pediu estudos para viabilizar o asfaltamento da estrada até a região de Rio Claro.

João Batista Gomes, prefeito de São João do Manhuaçu, aproveitou para solicitar o empenho do novo secretário no sentido de agilizar a obra do Programa Caminhos de Minas que prevê o asfaltamento de Santa Margarida até a BR-116, em São João do Manhuaçu.

Prefeitos apresentaram demandas de seus municípios

Carlos Melles explicou que o Caminhos de Minas atenderá 7.600 quilômetros fazendo as ligações entre as cidades e assim integrar todo o estado. “É o maior programa do Brasil nesse sentido e já está em fase de captação de recursos para ser iniciado. Já as estradas vicinais também são um grande problema e vamos levantar pontos críticos para analisar um projeto nesse sentido também. Primeiro de recuperação e no futuro de pavimentação de pontos críticos nessas estradas”, afirmou.

Marinalva Ferreira destacou os estragos causados pelas chuvas nas estradas vicinais e pediu apoio do Governo de Minas no sentido de liberar material para os pontos críticos de diversas comunidades. Ela agradeceu as obras no trevo de acesso a Simonésia e citou a necessidade de iluminação do local.

O Diretor de Comunicação da Defesa Civil, Major Edylan, destacou que a Defesa Civil procura agir em todos os momentos nesse período chuvoso. “Primeiro com ações de prevenção, capacitando prefeituras, mostrando o que fazer e levantando as áreas de risco. No período chuvoso, lançamos o plano de emergência e abastecemos os depósitos regionais com ajuda humanitária para apoiar os municípios em caso de necessidade. O período chuvoso vai até abril e a população tem que estar preparada. Quem mora próximo de rios e córregos e de áreas de morros e encostas deve ficar atento para que possa sair rapidamente e evitarmos a perda de mais vidas humanas em Minas Gerais”, registrou.

Após a reunião, o Secretário de Estado Carlos Melles e a comitiva foram até Caputira avaliar os estragos causados pelas chuvas na ponte de acesso a cidade.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.