Portal Caparaó - Minas, RJ e SP têm o IPVA mais caro do Brasil
Economia

Minas, RJ e SP têm o IPVA mais caro do Brasil

17/01/2011

Os proprietários de veículos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que vão pagar o IPVA (imposto sobre propriedade de veículo automotor) mais caro em 2011 com até 4% de alíquota sobre o valor da tabela FIPE. Em São Paulo, os veículos movidos a álcool, GNV (gás natural veicular) ou elétricos pagam 3%.

Na outra ponta na tabela, com a menor cobrança, estão Acre, Tocantins, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Santa Catarina, todos com 2%. Além de São Paulo, Goiás e Bahia possuem duas alíquotas. No estado do centro-oeste, os veículos com motor de 1,0 litro pagam 2,5%. Acima disso, pagam 3,75%. Na terra do axé o IPVA é de 2,5%, mas os veículos movidos a diesel devem pagar 3,5%.

Confira abaixo a alíquota do IPVA de cada estado para veículos particulares. Para calcular o valor a ser pago, avalie o valor do seu carro na tabela FIPE.

Rio Grande do Sul: 3%
Santa Catarina: 2%
Paraná: 2,5%
Sudeste
São Paulo: 3% e 4%
Rio de Janeiro: 4%
Minas Gerais: 4%
Espírito Santo: 2%
Nordeste
Bahia: 2,5% e 3,5%
Sergipe: 2%
Alagoas: 2,5%
Pernambuco: 2,5%
Paraíba: 2%
Rio Grande do Norte: 2,5%
Ceará: 2,5%
Piauí: 2,5%
Maranhão: 2,5%
Norte
Tocantins: 2%
Pará: 2,5%
Amapá: 3%
Amazonas: 3%
Roraima: 3%
Rondônia: 3%
Acre: 2%
Centro-Oeste
Mato Grosso: 3%
Mato Grosso do Sul: 2,5%
Goiás: 2,5 e 3,75%
Distrito Federal: 3%
Informações de Fernando Pedroso

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.