Portal Caparaó - Moradores invadem áreas da Fumaph em Manhuaçu
Segurança

Moradores invadem áreas da Fumaph em Manhuaçu

20/01/2011 - Atualizado em 20/01/2011 08h39
Moradores foram flagrados colocando estacas nas áreas do terreno da Fumaph.

Durante a manhã desta quinta-feira, 20, alguns moradores da parte alta do bairro Nossa Senhora Aparecida, na comunidade São Francisco de Assis, começaram a demarcar e invadir a área de terreno que pertence a Fumaph (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana). A cena foi avistada por vereadores e lideranças que participavam da reunião da Câmara Municipal e mobilizou policiais militares e dirigentes da entidade.

Quando a Polícia Militar chegou, vários moradores estavam demarcando lotes na área pertencente à Fumaph sob alegação de que eles iriam plantar hortaliças no local e cuidar da área. Eles alegaram para a Polícia Militar e a reportagem que foram orientados pelo Presidente da Associação Esportiva do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ronaldo Vieira Gomes, “Ronaldinho”.

Roseane Gomes, umas das moradoras da comunidade, se diz revoltada com a situação. “A posição dos moradores é de revolta, pois o Ronaldinho construiu uma casa e um comércio na área da Fumaph e não aconteceu nada. Agora, a comunidade também se sente no direito de também construir no local”, explica a moradora.

Ela contou que, no início, Ronaldinho havia criado uma horta e os moradores eram beneficiados com a distribuição dos produtos colhidos. Segundo Roseane, atualmente ele se diz dono do terreno e já construiu, além da casa, um ponto para comércio e cercou uma área onde fez uma plantação de hortaliças. Agora os produtos não são mais distribuídos gratuitamente.

Outra moradora, Patrícia, ressalta que a atitude do dirigente foi entendida como um incentivo para todos: “Se o Ronaldinho construiu no local, outros moradores também podem construir nem que seja um barraco de lona com dois cômodos”.

PROVIDÊNCIAS

A Polícia Militar registrou a ocorrência de invasão da propriedade da Fumaph e está apurando se há realmente a prática de venda de lotes, conforme chegou a ser levantado por alguns moradores.
O Presidente da Fumaph, o advogado Milton Guimarães, esteve no local e explicou aos moradores que Ronaldinho não tem o direito de construir no local e muito menos autorizar a distribuição de lotes para os moradores. “Essa área aqui é um terreno particular e pertence à Fumaph. Ninguém pode invadir ou construir sem a autorização. Nós temos como função zelar pelo patrimônio da fundação e vamos fazer isso. Quem invadir e fizer qualquer obra perderá o que construiu”, alertou o dirigente.

Quanto à alegação de que Ronaldo Vieira Gomes construiu e administra a área, Dr. Milton Guimarães esclareceu que foi feito um contrato com a associação esportiva do bairro de comodato de uso do local onde é o campo de futebol. “A Associação Esportiva do bairro tem um contrato de comodato com duração de dez anos para o uso de área de dez mil metros quadrados para prática de esportes e construção de uma horta comunitária, que atenderia a comunidade. Agora a Fumaph está acionando Ronaldo Vieira na Justiça para responder sobre a construção não autorizada na área pertencente à fundação e que o mesmo irá acontecer com as pessoas que insistirem em construir no local”, garantiu Milton Guimarães.

CÂMARA QUER ACOMPANHAR

Na Câmara de Vereadores de Manhuaçu o assunto foi o tema que mais repercutiu no plenário na manhã desta quinta-feira, 20. Alertados por alguns moradores, vereadores assistiram abismados a cena. Do prédio do Legislativo era visível a invasão e a demarcação de terrenos com a colocação de estacas e preparação para cercas. Teve até uma parte que foi roçada.

Nos debates da sessão ordinária, o Presidente Renato Cezar Von Randow, que já presidiu a Fumaph e é um dos conselheiros, classificou a atitude como um absurdo. “A Câmara Municipal não pode concordar e assistir parada esse tipo de procedimento. Já entramos em contato com o Presidente Milton Guimarães, estamos encaminhando também um pedido de providências ao Ministério Público e, se for preciso, vamos criar uma comissão para acompanhar essa história. A Fumaph tem uma história valorosa em favor do crescimento de Manhuaçu, mas não pode ter seu patrimônio dilapidado dessa forma”, afirmou.

O dirigente da entidade Milton Guimarães esteve no local e a PM registrou ocorrência.

Vários vereadores manifestaram preocupação com o tema. Nelci Alves Gomes, Teté, disse que esteve com lideranças da comunidade e tem acompanhado a questão da existência de três associações no bairro. “É preciso organizar o movimento comunitário e colocar lideranças para evitar esse tipo de atitude. Não concordamos jamais com invasões”, destacou.

O vereador Toninho Gama foi taxativo ao criticar as invasões: “Eu considero urgente a tomada de providências. Temos visto vários trechos do barranco danificados e cedendo naquele mesmo local. É uma área de risco. A invasão e a eventual construção de casas pode se tornar um problema social enorme, como temos visto nos noticiários dos últimos dias”, alertou.

A reportagem tentou encontrar o líder comunitário Ronaldo Vieira Gomes para que pudesse comentar as acusações dos moradores, mas ele não foi encontrado.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.