Portal Caparaó - Passeio Ciclístico: Manhuaçu em favor da vida
Geral

Passeio Ciclístico: Manhuaçu em favor da vida

26/08/2007 - Atualizado em 31/08/2007 14h21
A Polícia Militar promoveu neste domingo (26), em Manhuaçu, o VI Passeio Ciclístico em favor da vida. Com o mote "Olho Vivo na faixa", o evento segue o esforço para que todos os ciclistas usem os equipamentos básicos de segurança pessoal, como o capacete, e conheçam e respeitem as regras de circulação, dentro da campanha de respeito à faixa de pedestres, que completou um ano este mês. Veja o Vídeo do Portal Caparaó. Confira a galeria de fotos   Realizada há seis anos, a mobilização recebeu atenção especial por conta da necessidade de reforçar a presença do ciclista como parte do sistema de trânsito.

Em Manhuaçu, grande parte dos acidentes registrados no trânsito ainda envolvem ciclistas. Em muitos casos, o desrespeito à faixa, a utilização da contra-mão de direção e a velocidade excessiva são responsáveis por colisões e atropelamentos que poderiam ser evitados.

A iniciativa teve panfletos com dicas de segurança específicas. Desde a primeira edição, o passeio respeita as regras de circulação e orienta os participantes durante o percurso. Esse ano, o trajeto foi reduzido. Ao invés de passarem no Engenho da Serra, o contorno foi no Palácio da Cultura. Depois até a Ponte dos Arcos, retornando ao centro.

O resultado foi extremamente positivo. Cerca de três mil pessoas participaram do passeio durante o domingo pela manhã. A família esteve presente. “Há pais que participam com a família toda, cada um numa bicicleta e também tem aqueles que tiram o momento para acompanhar o filho em todo o trajeto”, conta o comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Geraldo Henrique Guimarães.

A meta de superar as várias toneladas de alimentos do ano passado foi atingida. “Esse ano a campanha teve um foco um pouco diferente, porque restringimos os alimentos de acordo com o que as entidades precisavam. Ganhamos em quantidade e em qualidade”, afirma a Presidente do Lions Clube Flor de Manacá, Ruth Pacheco.

{youtube}V2x1zv9FoiY{/youtube} 2.600 CAMISAS

Segundo a organização, 2.600 camisas foram trocadas em alimentos. A camisa é parte do incentivo aos ciclistas. Para ganhá-la, o participante doou alimentos não perecíveis. “A ação foi muito boa. As doações serão encaminhadas agora a entidades que lidam com projetos sociais na cidade”, afirma o responsável pelo Grupo da Polícia Militar de Trânsito de Manhuaçu, Cabo Edigar. Outro incentivo foi obtido com empresas da cidade e poder público, com a doação de brindes e bicicletas para sorteio entre os inscritos.

O ciclista com a bicicleta mais decorada e os participantes mais novo e mais idoso também receberam prêmios. Pipoca e balas também não faltaram.

Quem foi aprovou e garante que vai estar nas próximas edições. O estudante Flávio Alcântara, de 11 anos, estava acompanhado do pai. Animado, ele falou da importância do momento. “É uma forma de diversão, mas também estamos ajudando pessoas carentes. Acho que essa é parte mais legal. Ano que vem, vou participar de novo”, garantiu.

REVISÃO

Para 2008, vários participantes reclamaram que alguns motoristas desrespeitaram a passagem do Passeio Ciclístico. Resultados quem estava nas bicicletas teve que disputar espaço com os carros. A sugestão é que se revise essa postura, com mais policiais nos cruzamentos e a volta do chamado "Trenzinho da Alegria", que segurava um pouco o fluxo.

A iniciativa teve envolvimento da equipe da Ciclopatrulha, Lions Clube Flor de Manacá, Comsep e várias entidades e empresas de Manhuaçu. A apresentação foi de Luis Antônio Rosa com direito a presença de José João Alves e seu tradicional Palhaço, além de apresentações de música, teatro e dança.

Carlos Henrique Cruz - 26/08/07 - 16:33 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.