Portal Caparaó - Loja Maçônica União de Simonésia completa 25 anos
Geral

Loja Maçônica União de Simonésia completa 25 anos

28/08/2007 - Atualizado em 31/08/2007 14h36

A comemoração do Jubileu de Prata de fundação da Loja Maçônica União de Simonésia deu-se com Sessão Magna Pública festiva, ocorrida no sábado, às 20 horas. Muitos foram os visitantes que compareceram à comemoração, além de maçons e convidados de cidades vizinhas que igualmente abrilhantaram o evento.

A Loja Maçônica União de Simonésia foi fundada em 17 de agosto de 1982. Luiz Isidoro e Crauzio Heitor da Silva, que participaram da fundação, estiveram presentes na comemoração de seus 25 anos. Em uma noite de muita festa e homenagens, importante destaque recebeu a presença do Grão Mestre do Estado de Minas Gerais, Amintas Xavier.

O Venerável José Geraldo Souza (Quinha), que cumpre o mandato de um ano à frente da Loja, destacou a importância da presença da Loja Maçônica nesses 25 anos em Simonésia. Entre as homenagens prestadas, houve o reconhecimento ao maçom Sebastião Carlos Lacerda (Queque) falecido recentemente. Os familiares receberam a homenagem pelo belo trabalho que o mesmo prestou frente à Maçonaria.

DISCRETOS

Filmes, histórias e livros inteiros tentam se basear em “segredos” maçônicos para criar os enredos mais fantásticos. Muito do que é divulgado não tem fundo de verdade. Há uma mistura de realidade e ficção, que somente confunde e ajuda a crescerem mitos errados sobre a maçonaria.

A mística da maçonaria é mais fruto da imaginação popular. Hoje em dia, dá para se dizer que os maçons não são secretos, mas apenas discretos.

Em Simonésia, a loja é formada por homens "livres e aceitos" que têm como lema Ciência, Justiça e Trabalho, tripé onde se busca a investigação da verdade, o exame da moral e a prática de virtudes. Para ser um maçom, é necessário crer na existência de um princípio Criador, ser homem livre e de bons costumes, além de ser convidado por um maçom e aprovado pelos demais.

Além dos trabalhos ritualísticos e de estudo, a maçonaria simonesiense está envolvida em vários projetos ligados a questão social. Também a preocupação com o meio ambiente é uma constante nas atividades desenvolvidas. Um dos focos principais da maçonaria brasileira hoje é com relação ao consumo de drogas, uma campanha permanente em favor da vida.   Allan Carlos - www.radiocidadesim.com.br - 13:13 - 28/06/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.