Portal Caparaó - Iniciada 2ª Gincana JCC
Geral

Iniciada 2ª Gincana JCC

27/02/2011

A 2ª Gincana Solidária do Programa Juventude Construindo a Cidadania (JCC) de Manhuaçu começou na última terça-feira, 22, e será realizada até outubro. O lançamento da ação foi durante o 2º Encontro dos Grupos Principais JCC - Manhuaçu.

Cerca de 300 jovens participaram do encontro

Vencida no ano passado pelos alunos a APAE Escola Pearl White Slaib Fadlala, a Gincana JCC envolve outras seis escolas da cidade: São Vicene de Paulo; Salime Nacif; Maria de Luca Pinto Coelho; João Xavier da Costa; Renato Gusman; e de Manhuaçu (antigo Polivalente).

O JCC é uma Iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto Youth Crime Watch of America (YCWA), implantado na Flórida, Estados Unidos, em 1979, presente atualmente em países dos cinco continentes e aplicado em milhões de jovens. Em Manhuaçu, o programa funciona desde 2008 e é Coordenado pelo Tenente Jésus e o Soldado Thiago Ribeiro.

No cotidiano das escolas, o JCC é liderado por jovens que representam a escola, a comunidade e a juventude, atuando com intuito de mudar positivamente o ambiente escolar e da comunidade. O grupo principal de alunos do JCC é orientado por um Policial Militar e um representante da escola que atuam como balizadores dos jovens em suas ações, prevenindo a criminalidade juvenil e incentivando a busca de soluções a partir dos próprios estudantes. Atualmente, em Manhuaçu, o JCC contempla um público aproximado de três mil alunos.

GINCANA SOLIDÁRIA

Durante o encontro foi lançada a 2ª Gincana Solidária do JCC Manhuaçu tem por objetivo principal gerar e propiciar situações que mobilizem alunos, servidores, pais e comunidade, das sete escolas onde o Programa Jovens Construindo a Cidadania vem sendo aplicado.

Com provas de conhecimento e trabalho em equipe, a gincana do JCC consiste em despertar nos alunos o espírito de cidadania por meio de solidariedade, conhecimento sobre determinados assuntos, bem como fazer com que eles trabalhem em conjunto em busca de um resultado coletivo, entendendo assim, as diferenças de cada um e buscando a vitória, que nesse caso será desenvolvida por ações cidadãs.

A primeira prova vai até abril e foi intitulada Doando Vidas. Os grupos principais do JCC - Manhuaçu irão visitar o Núcleo Regional do Hemominas em Manhuaçu e conhecer os requisitos de um doador de sangue, como funciona o dia-a-dia de um centro de doações. Em seguida, a pontuação é atingida com base na quantidade de doadores que eles conseguirem sensibilizar para doarem sangue.

DEBATE

Além da primeira prova, o evento deste ano foi aberto com o debate: “Violências nas escolas: causas, conseqüências e propostas de soluções”. Mediado pelo radialista da Rádio Manhuaçu e Secretário Municipal de Administração, Geraldo Dângelo, o evento teve como debatedores o Capitão Adenilson Amaral, Comandante da 72ª Companhia da Polícia Militar; Dra. Lujan Pinheiro de Souza, Delegada da Polícia Civil de Menores e Mulher; Dr. Wagner Caldeira, Advogado e Conselheiro Tutelar; e alunos representantes das sete escolas.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.