Portal Caparaó - Hanseníase: Doença será rastreada
Geral

Hanseníase: Doença será rastreada

15/03/2011
Agentes participaram da reunião no salão da Igreja Imaculada Conceição

A Secretaria Municipal de Saúde (SUS Manhuaçu) investe na capacitação de seus agentes de saúde (ESF, EACS e PACS), para rastreamento de casos de Hanseníase no município. A meta é preparar os agentes para que de forma profissional e eficaz sejam verificados casos suspeitos da doença.

A capacitação

Conforme a coordenação da Atenção Primária à Saúde, a capacitação foi ministrada pelos estagiários do Internato Rural da UFMG. “Com nossos agentes capacitados teremos a oportunidade de chegar a  possíveis casos de Hanseníase mais cedo, pois os agentes têm contato direto com os usuários do SUS”, afirma Viviane Temer, coordenadora.

A partir da descoberta o tratamento da doença é iniciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas é importante salientar que o agente de saúde não vai diagnosticar casos de Hanseníase e sim fazer uma observação técnica para uma posterior avaliação médica”, encerra Viviane Temer.  As aulas aconteceram em Manhuaçu, no salão da Igreja Imaculada Conceição e em Realeza.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.