Portal Caparaó - Faculdade do Futuro realiza 5ª Semana de Farmácia
Geral

Faculdade do Futuro realiza 5ª Semana de Farmácia

23/03/2011 - Atualizado em 23/03/2011 19h11
A comissão organizadora apresentou a proposta de cursos e atividades da Semana de Farmácia 2011

Com o tema “Encapsulando o conhecimento para agitar a competência” começou na noite desta segunda-feira, 21, a 5ª Semana de Farmácia da Faculdade do Futuro. Com foco nos temas da atualidade da profissão e a regulação do setor no Brasil, a semana teve debate no primeiro dia e segue com cursos, palestras e apresentações até a sexta-feira, 25.

A Semana de Farmácia é a principal atividade do segmento farmacêutico em toda a região. Durante a abertura, além de acadêmicos do curso de Farmácia, profissionais da área de saúde e convidados participaram do primeiro dia de atividades.

PRIMEIRO DIA

A solenidade de abertura foi conduzida pelo Diretor Geral, Flávio Almeida; e a Coordenadora do Curso de Farmácia, Lidiane Kohler. A comissão organizadora, formada pelos alunos Aricha Miranda, Greiciane Dornelas, Jaqueline Alves, Juliene Xavier, Meiriellen Reguete, Rosilaine Huebra, Sara Cerqueira e Willian Nóia, fez uma breve apresentação e depois mostrou o histórico e o mercado profissional de Farmácia.
O debate sobre a RDC 44 foi o tema da mesa redonda da abertura da semana. Desde novembro do ano passado, os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só podem ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via fica retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deve ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do instituto IMS Health.

O papel do farmacêutico é importante no controle dos microorganismos resistentes a antibióticos. O farmacêutico é o responsável por orientar os pacientes quanto ao uso correto de medicamentos e sua função é contribuir para o uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana.

Participaram da mesa-redonda o farmacêutico Magno Barbosa (NASF/SUS), a farmacêutica Mônica Marçal (Farmácia São Lourenço), o médico Fábio Araújo de Sá, a coordenadora do curso de Farmácia Lidiane Kohller e o assessor técnico farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia José Geraldo Martins.

PALESTRAS E MINICURSOS

Durante esta semana ainda acontecem palestras com diversos temas relacionados ao curso de Farmácia e minicursos. Nesta terça, a coordenadora do setor de Vigilância Sanitária de Manhuaçu, Maria Lúcia Gomes Dutra, falou sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e a Odontologa e Doutora em Ciências Biológicas, Fisiologia e Farmacologia Daniela Fonseca Pacheco apresentou princípios e aplicações da farmacogenômica.

Farmácia hospitalar e nutrição parenteral foram os temas do Farmacêutico do Hospital César Leite Chardson Roberto da Paixão, enquanto José Geraldo Rodrigues Breder (biólogo e matemático especialista em saúde do trabalhador e meio ambiente) apresentou a nanotecnologia aplicada a fármacos.

Nesta quarta-feira, acontecem as palestras sobre “Análise de Solos e Folhas”, com o agrônomo Marcelo Perígolo Lomeu; e “Gasometria e equilíbrio hidro eletrolítico”, com a especialista em parasitologia e microbiologia Fernanda Rodrigues.

Quinta-feira, o farmacêutico-bioquímico do Laboratório São Lourenço, Allan S. Costa, apresenta a palestra “Análises Clínicas – a responsabilidade farmacêutica do atendimento ao paciente até a emissão do laudo”. Também haverá palestra sobre o “Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados” com a farmacêutica da Drogahemil Manhumirim Bárbara Helena de Medeiros; “Qualidade de águas” com o professor Júber Pereira de Souza (Mestre em Saneamento Ambiental e Doutorando em Química Orgânica); e Atuação em farmácia industrial com a farmacêutica Patrícia Leme Goto.

Lidiane Koller e Flávio Almeida falaram na abertura da Semana de Farmácia

O último dia, sexta-feira, será encerrado com o farmacêutico e fiscal do CRF na região, André Vinícius Barbosa da Silva sobre a atuação do Conselho Regional de Farmácia e a fiscalização do setor.

Os minicursos abordam temas como Cosmetologia – Filtro Solar; Técnicas de Aplicações de medicamentos injetáveis e primeiros socorros.

PRÓXIMO DO MERCADO

Uma das preocupações da Faculdade do Futuro é a formação integral dos estudantes. O Diretor Flávio Almeida considera que a semana de Farmácia alia a formação acadêmica ao mercado. “A profissão farmacêutica não é a profissão do futuro, é também a profissão do presente, tem um significado importante para a comunidade. O profissional deve ser identificado com um verdadeiro e diferenciado agente de saúde, pois em função de seu aprendizado curricular pode contribuir com a comunidade. Aqui, na Faculdade do Futuro sabemos que o profissional de farmácia deve possuir três pilares, empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade social, para ser um profissional de futuro”.

A coordenadora do curso de Farmácia, Lidiane Koller, afirma que a Semana Acadêmica vem contribuir para a formação dos futuros profissionais da Farmácia: “Estas atividades trazem profissionais com pensamentos diferentes, aproximam a dinâmica do curso da realidade do mercado, dando a oportunidade do acadêmico tirar conclusões e assim ver o funcionamento da área de sua atuação”. Ela elogiou o empenho da comissão organizadora e ressaltou o excelente nível dos temas e palestrantes escolhidos para a quinta edição.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.