Portal Caparaó - Diretor do SAAE explica sequencia de problemas de abastecimento
Geral

Diretor do SAAE explica sequencia de problemas de abastecimento

28/03/2011

O Diretor do SAAE Gentil Pazeli explicou que uma série de problemas no sistema de abastecimento de Manhuaçu foi o responsável pela falta d´água que afetou vários bairros da cidade nos últimos dias. Em entrevista nesta sexta-feira, 25, ele pediu desculpas à população pelos transtornos e admitiu que há enormes dificuldades por causa de redes antigas em diversos pontos de Manhuaçu.

Gentil afirmou que o desabastecimento foi provocado a partir do acidente com uma carreta bitrem em Realeza. O derramamento do solvente tóxico ortoxileno no leito do rio Manhuaçu obrigou a autarquia a ficar vinte dias sem captação no bairro Lajinha. “Toda a população sabe que nos captamos água em Manhuaçuzinho e no rio Manhuaçu. Atualmente são tratados 160 litros de água por segundo, mas com a redução, esse número baixou para 122 litros por segundo. Avisamos em todos os meios de comunicação e fizemos manobras, mas houve falta d´água em toda a cidade. Somente nessa semana, com o laudo confirmando que o rio estava limpo, é que voltamos a captação”, detalhou.

DISTRIBUIÇÃO

Segundo o diretor do SAAE, a série de chuvas durante o Carnaval ainda agravou o problema. Ele argumenta que redes de distribuição romperam-se em vários pontos da cidade, ocasionando transtornos enormes e novas interrupções.

“Tivemos o rompimento de redes no bairro Petrina e na rua Luiz Cerqueira que atendem grande parte da cidade. Foram dois dias com o sistema fechado e isso complicou ainda mais nossos serviços”, afirmou. Gentil explicou que a troca de grande parte das redes de ruas principais, por tubos de PVC nos últimos anos, é que evitou um desabastecimento total. “Com as chuvas constantes, o terreno muito úmido e as tubulações antigas teríamos um caos muito maior. Ainda assim, temos muitas redes velhas que estamos trocando”, reconheceu.

DESCULPAS
O Diretor do SAAE ainda pediu desculpas à população e reconheceu que o problema foi muito desgastante. “Eu entendo perfeitamente o transtorno que é uma pessoa chegar em casa e não ter água. Também passei pelo problema na semana passada e reconheço que a população tem toda razão. Eu só quero aqui pedir desculpas e a compreensão de todos. Nossos funcionários fizeram de tudo para resolver o problema o mais breve possível”, salientou Gentil, que argumenta que o abastecimento começou a se normalizar neste final de semana.

BURACOS

Outro problema sério é a quantidade de buracos gerados pelo rompimento de redes ou durante as obras. Gentil também falou sobre a questão. Ele voltou a apontar as redes antigas como principais causadoras de crateras, especialmente aquelas em que o terreno ficou oco debaixo do asfalto.

Gentil detalhou que a equipe do SAAE trabalha em conjunto com a Secretaria de Obras. Segundo o diretor, com a estiagem esperada para os próximos dias todos os locais serão recuperados com asfalto e ficarão resolvidos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.