Portal Caparaó - Vereador cobra informações sobre gestão do SAAE
Política

Vereador cobra informações sobre gestão do SAAE

06/04/2011 - Atualizado em 06/04/2011 08h08
Fernando Lacerda apresentou questionamentos sobre a gestão do SAAE
 

Depois de cobrar na última reunião de Março providências do SAAE com relação às constantes interrupções no abastecimento, o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda apresentou requerimento com quatorze solicitações de informações à direção da autarquia municipal de água e esgoto e aproveitou para reivindicar mudanças com relação à atuação do SAAE na cidade.

A primeira reunião de Abril do Poder Legislativo foi antecipada em dois dias por causa do encontro da juventude marcado para quinta-feira na sede da Câmara de Manhuaçu. Durante a pauta, foram aprovados seis projetos de lei e mais de uma dezena de indicações. O principal assunto foi mesmo a série de reivindicações do vereador Fernando Lacerda.

Diante do Prefeito Adejair Barros e de outros seis vereadores, Fernando Lacerda listou uma série de reportagens a respeito da atuação do SAAE em Manhuaçu nos últimos doze meses. Em vários momentos, as reclamações por causa de falta d´água e os buracos que se acumulam em ruas da cidade.

“Fiz uma solicitação em dezembro e não obtive resposta sobre as denúncias de um morador da rua Antônio Romualdo, no bairro Petrina, sobre o alerta que ele deu para o rompimento da rede e a queda do barranco que atingiu algumas casas na rua Olímpio Vargas. Em jornais e sites de notícias, o morador afirmou que alertou o SAAE para o problema e ninguém tomou providências”, explicou Fernando Lacerda no início de sua fala.

Segundo o vereador, a dinâmica do serviço do SAAE está comprometendo o atendimento à população. “Algo está errado na Administração do SAAE. Por causa disso, quero apresentar um requerimento com pedido de informações sobre a atuação da autarquia. Isso, às vezes, pode nos ajudar a entender o que está havendo”, afirmou. Na solicitação, Fernando sugere que o diretor da autarquia seja convidado a participar da reunião da Câmara Municipal e dar explicações ou encaminhar os documentos pedidos.

14 PERGUNTAS

A lista de informações solicitadas por Fernando Lacerda soma quatorze itens. O vereador argumentou que muitas situações chegam ao Legislativo e precisam ser esclarecidas.
O vereador pediu informações sobre quanto foi pago de diárias de Janeiro de 2008 até Março deste ano, mensalmente, do Diretor Gentil Pazelli Marques, do Engenheiro Fabricio Santos de Souza e dos servidores Rudstenes Hoffmam Bragança e Petsleyano Ribeiro, bem como a justificativa do pagamento.

Além disso, ele questionou quanto foi gasto na construção da barragem do Córrego São Sebastião com relatório pormenorizado de todas as despesas com a construção e informações sobre quando esta barragem entrará em funcionamento.

Fernando Lacerda também questionou quanto foi gasto na obra de abastecimento entre a Vila Formosa e Vila Cachoeirinha e ainda se, efetivamente, ela resolveu o problema.

Sobre os funcionários, o SAAE foi questionado sobre a quantidade de contratados em 2005 e atualmente, a forma de admissão deles e bem como os dados sobre os efetivos nos últimos seis anos e o último concurso público e a posse dos aprovados.

O requerimento ainda solicita a relação de quantos e quais são os servidores em cargo comissionado do SAAE, de janeiro de 2008 até agora.

Com o objetivo de comparar também a qualificação dos funcionários, o vereador pediu dados sobre quantos cursos (treinamentos) foram realizados para os cargos de encanador, operador de ETA, ajudante, calceteiro e pedreiro, nos últimos três anos. Ao mesmo tempo, ele quer todos os cursos oferecidos para os funcionários do setor administrativo, com data do curso, local e valor da diária recebida, no mesmo período.

O vereador ainda questionou se tem procedimento a denúncia de que funcionários e máquinas do SAAE estariam trabalhando na obra da Estação de Tratamento de Esgoto. “Eu pergunto se é verdade que houve a licitação da estação, do interceptor e da mão de obra da construção da ETE no Bairro Engenho da Serra. Se sim, qual o motivo de funcionários e máquinas do SAAE estarem trabalhando no canteiro de obras?”, perguntou.

O vereador também quer saber a relação e local de trabalho dos operadores de bomba e técnicos em edificações desde janeiro de 2008 e ainda se há algum servidor desviado de função.

A última pergunta é sobre a despesa com horas-extras. Ele quer informações a partir de 2008 com relação mensal dos servidores. “Há um comentário de que isso está afetando a prestação do serviço, especialmente quando há rompimentos em finais de semana e à noite”, explicou.

SAAE SERÁ CONVIDADO

O presidente Renato Cezar Von Randow recebeu o requerimento do vereador Fernando Lacerda e determinou o envio imediato do documento ao SAAE. Ele quer a presença do diretor do SAAE, Gentil Pazelli no dia 19.

O Prefeito Adejair Barros comentou a fala do vereador Fernando Lacerda, mas ressaltou pontos positivos no serviço de abastecimento da cidade. “O SAAE deve atender prontamente as solicitações da Câmara Municipal. Eu sei que eles enfrentam algumas dificuldades e existem problemas para resolver na cidade, mas também há pontos positivos que temos que reconhecer. Manhuaçu atende atualmente 100% das casas com água tratada na cidade e nos distritos, tem serviços de alta qualidade no abastecimento fornecido à população e se esforça para evitar esses problemas de falta d´água”, argumentou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.