Portal Caparaó - FACIG promove 6ª Noite Acadêmica
Geral

FACIG promove 6ª Noite Acadêmica

18/04/2011 - Atualizado em 18/04/2011 07h45

A Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG) promoveu, na sexta-feira, 15, sua “VI Noite Acadêmica”. Dedicado a apresentação de vários trabalhos relacionados à pesquisa científica, o evento foi considerado um grande sucesso, integrando a experiência de ex-alunos, professores e acadêmicos dos vários cursos da instituição de ensino superior.

Preparada pelas turmas dos diversos cursos da FACIG, a Noite Acadêmica se consolidou como um espaço de promoção do conhecimento, mostrando na prática a mudança e as ações geradas pelos profissionais formados ou que estudam no curso.

Noite Acadêmica foi considerada um grande sucesso pela Facig

Durante palestras e workshops, os convidados e estudantes mostraram seus trabalhos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Com o incentivo, a FACIG mostra os resultados obtidos quando o conhecimento é aplicado ao mercado, contribuindo assim com o crescimento e desenvolvimento regional.

A Noite Acadêmica tem a intenção de promover o debate das perspectivas profissionais das diversas áreas do conhecimento, interação entre estudantes, professores e profissionais egressos da FACIG, gerando uma integraçaõ dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Pensada e organizada para ser um espaço de estudo, reflexão e atualização dos conhecimentos, a Noite Acadêmica contou com um vasto número de atividades e apresentações.

CONHECIMENTO

A Noite Acadêmica foi dividida em dois blocos. Na primeira parte, a palestra “A Gestão do Conhecimento como potencial estratégico para as organizações: um estudo no 11º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais” despertou a atenção do público presente, mas não foi a única opção. O primeiro período de Matemática abriu a discussão em outra sala sobre “Espaço e Forma: a relação da Matemática e o cotidiano”.

O 3º Período do Curso de Gestão Ambiental preparou o workshop: Resíduos Sólidos “A arte modifica a realidade”. Alunos tiveram uma outra visão de materiais que muitas vezes são desperdiçados.

VEJA AS FOTOS

A contadora, formada no Curso de Ciências Contábeis da FACIG, Carla Lopes, enfocou a questão profissional ao apresentar a palestra “As Responsabilidades do Contador e do Empresário de Acordo com o Código Civil”.

Alunos do 5º Período do Curso de Administração trouxeram o tema relacionamento na palestra “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, apresentada por Humberto Albergaria Rodrigues e Dione Fernandes de Assis.

Uma das apresentações de maior destaque foi preparada pelas turmas do 1º, 3º e 5º Períodos do Curso de Serviço Social: “Origem da Questão Social e suas Expressões; Origem das Políticas Sociais; Políticas Sociais após 1990 e a Fragmentação das mesmas, Mediante o Ideário Neoliberal”.

Ainda durante a primeira etapa, em outras salas aconteceram as apresentações: “Estudo das Etapas Construtivas do Novo Campus da FACIG”, com Michel Geraldo Medeiros, aluno do 1º Período do Curso de Engenharia; “Análise do Curso de Ciências Contábeis nas IES da Zona da Mata Mineira: com base nos dados do ENADE 2006”, com o palestrante, contador Diego Fochat, ex-aluno da FACIG.

O Workshop: Material Didático para Ensino Fundamental “Uma viagem à Antiguidade” foi apresentado 1º Período Curso de História. Enquanto outro curso rápido abordou “A casa de Adão”, com as professoras Izadora Correa e Mariana Papa.

“Construção de Edificios – Vida Profissional” foi o tema das ex-alunas do curso de Construção de Edifícios Larissa Emerick Valério e Joyce Perígolo Breder.

Alunos do 3º Período do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentaram o tema “Otimização em Sequenciamento de tarefas, problemas das P-medianas e Posiconamento de viewsheds em terrenos irregulares”.

No segundo bloco, a partir de 21 horas, o palestrante Josimar de Souza Assis – ex-aluno de Administração – apresentou a “A Avaliação de Desempenho 360º: um estudo sobre a utilidade prática da Avaliação de Desempenho Humano na FACIG”.

Apresentações mobilizaram diversas turmas durante a noite de sexta-feira.

Renata Sabino Mol – aluna do 3º Período do Curso de Matemática – mostrou como ser um Bom Professor de Matemática. O debate sobre o Novo Código Florestal suscitou uma discussão interessante no 1º Período do Curso de Gestão Ambiental.

“VAR Patrimonial: Análise da Relação entre Governança Corporativa e o Risco das Empresas da Construção Civil Listadas no Novo Mercado da Bovespa”, teve como palestrante Marcus Vinicius de Oliveira – ex-aluno do Curso de Ciências Contábeis. Na mesma área, a palestra “Evidenciação dos Índices Econômicos e Financeiros nas Notas Explicativas e Relatórios da Administração nas Empresas do setor de Tecidos, Calçados e Vestuário”, foi apresentada por Rodolfo Teixeira – ex-aluno do Curso de Ciências Contábeis

Alunos do 4º Período do Curso de Administração ainda abordaram o tema “Educação Financeira”.
Já a Segurança na Construção Civil foi tema da palestra de Douglas de Souza Lima – aluno do 1º Período do Curso de Engenharia Civil. Outro tema na área foi “Marketing Pessoal: Profissional de Construção de Edifícios”, com Guilherme Moreira Almeida – aluno do 1º período de Arquitetura e ex-aluno de Construção de Edifícios pela FACIG.

Um curso prático sobre “Linguagem SQL”, desenvolvido pelo aluno do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Bruno Martins Fraga atraiu o interesse de muitos estudantes.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com - Fotos Anandy Alvim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.