Portal Caparaó - Aciam e corretores discutem projeto imobiliário em Manhuaçu
Economia

Aciam e corretores discutem projeto imobiliário em Manhuaçu

15/09/2007 - Atualizado em 18/09/2007 08h33

Devido ao potencial atrativo do município de Manhuaçu com muitas famílias morando em aluguel e que buscam habitações próprias, é tendência os imóveis custarem muito. A solução para esse problema passa por um conjunto de ações de todos os envolvidos. Agentes financeiros, poder público, entidade e empresas para minimizar a carência de imóveis na cidade, principalmente para a população de renda mais baixa.

Em Manhuaçu, uma reunião na Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios (Aciam) com corretores de imóveis começou a dar os primeiros passos. O encontro foi elaborado a partir de uma reunião com o Superintendente Marcelo Bomfim. Nesta quinta-feira, estiveram presentes o Presidente da Aciam André Farrath, o conselheiro Thales Hannas, o diretor Antônio Carlos Calheiros, o Gerente Regional de Negócios da Caixa Jumar Gonçalves Neves, o gerente geral da Caixa Alvacy Moreira Filho e o representante da Construtora Centro Minas Ricardo Madureira Bedran com corretores para discutir o déficit imobiliário de Manhuaçu.

Todos os anos, milhares de brasileiros realizam o sonho da casa própria graças aos financiamentos da Caixa. Contudo, uma das dificuldades de acesso ao financiamento em Manhuaçu é a falta de imóveis para compra ou que estejam legalizados para atender aos critérios do banco.

A grande vantagem é poder financiar todo o valor do projeto, isto é, 100% do custo, com até 30 anos para pagar as prestações. As taxas de juros são atrativas para o cliente e, para financiamento com recursos do FGTS, a taxa é definida de acordo com a renda familiar. Num cálculo básico feito durante a reunião, um imóvel de 50 mil reais teria uma parcela mensal de 404 reais. A renda familiar para obter o financiamento é de 1.200 reais. Os valores foram feitos considerando 100% do imóvel de 360 metros quadrados. “Lógico que vimos propostas em que a parcela fica bem próxima ao valor de aluguel que uma pessoa paga. Queremos que as famílias de Manhuacu parem de pagar aluguel e comecem a pagar por um imóvel que é delas”, afirma o Gerente Regional de Negócios Jumar Gonçalves Neves.

Os corretores alertaram para a burocracia na hora da comprovação de renda. Eles admitiram que há demanda para esse tipo de imóveis na cidade de Manhuaçu. A proposta da construtora agora é avaliar terrenos e viabilizar o empreendimento na cidade a partir da demanda.

COMPROMISSOS

A reunião foi finalizada com o compromisso da construtora em investir na cidade. Já a Caixa garantiu que o banco quer fazer financiamentos em Manhuaçu e tem recursos para isso. “Podemos, inclusive, trazer outras construtoras já analisadas pela Caixa para conhecer a demanda da cidade. O que é preciso ficar claro é que a Caixa está de portas abertas para financiar imóveis em Manhuaçu”, destacou Gilmar.

O presidente da Aciam fez duas solicitações para a construtora: que os materiais de construção e a mão de obra sejam de Manhuaçu em seus empreendimentos. Ricardo Madureira explicou que a empresa já preza por contratar e comprar na própria cidade. “Nós só compramos no atacado materiais maiores como ferragens e esquadrias de alumínio”, afirmou.   Carlos Henrique Cruz - 15/09/07 - 12:13 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.