Portal Caparaó - Caminhos do Sabor é encerrado em Manhuaçu
Entretenimento

Caminhos do Sabor é encerrado em Manhuaçu

23/07/2011 - Atualizado em 23/07/2011 11h26

O Projeto “Caminhos do Sabor – a União faz o destino” apresentou aos empresários do segmento gastronômico de Manhuaçu a oportunidade de investir na qualificação de profissionais e no aprimoramento da competitividade empresarial. Ao todo, 49 empresas, entre restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes, participaram da iniciativa, realizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, do Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae. O objetivo da parceria é tornar mais atrativo e competitivo o segmento de alimentação fora do lar em alguns destinos, o que incentiva o aumento do fluxo de turistas.

Na noite de quarta-feira, 19, empresários e representantes da Prefeitura de Manhuaçu e do Circuito Turístico Pico da Bandeira receberam os certificados e manuais do curso. O Prefeito Adejair Barros saudou a participação das empresas da cidade e destacou o fortalecimento do setor. “Ao ver 49 empresas de Manhuaçu envolvidas e participando do curso fiquei realmente surpreso, mas isso mostra a preocupação dos nossos empresários em melhorar sempre. Temos uma cidade muito ativa, recebendo visitantes o tempo todo e podemos pensar em novas ações. Uma proposta, inclusive, é criar um festival gastronômico ou um concurso de comida de boteco. Temos potencial para isso”, frisou.

No Caminhos do Sabor, os empresários dos estabelecimentos participantes tiveram a oportunidade de buscar o desenvolvimento empresarial, por meio de cursos sobre atendimento, segurança dos alimentos, gestão, educação continuada, tradução de cardápios, consultoria para o aprimoramento da capacidade empresarial e análise de indicadores financeiros do negócio.
O Diretor Executivo da Abrasel/MG, Lucas Pêgo, explica que a realização do Caminhos do Sabor na cidade foi fundamental para contribuir com o aumento da competitividade dos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar. “Questões como o atendimento ao cliente e até auxílio para o desenvolvimento de cardápios foram trabalhados nas consultorias e capacitações do Projeto”.

Para pontuar o desenvolvimento das atividades do Caminhos do Sabor, uma pesquisa foi realizada para identificar a demanda e a oferta de produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação, com base no desejo dos turistas, empresários e consumidores locais.
Lucas Pêgo ressalta que entre as soluções empresariais disponíveis no projeto foi ministrado o curso que abordou boas práticas na manipulação de alimentos. “As 49 empresas estavam dispostas a realizar mudanças efetivas. O projeto deixa, também, para Manhuaçu, uma proposta de criar um núcleo regional da Abrasel que vai discutir a continuidade das ações, como a realização de um plano de ação para incentivar o setor de alimentos fora do lar na cidade”, observa.

Os certificados foram entregues pelos diretores da Abrasel/MG, Túlio Montenegro e Afonso Jorge, além do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo Lino da Costa e Silva e o Presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira Francisco Melo.

O Diretor de Cultura da Prefeitura de Manhuaçu, Fabrício Santos, também foi homenageado com um diploma de destaque pela parceria e colaboração durante a execução do projeto. Ele ressaltou a excelente participação da cidade: “Entre as seis cidades mineiras, Manhuaçu foi a que mais teve participação de empresas em proporção ao tamanho do município. Estão todos de parabéns”.

Carlos Henrique Cruz  - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.