Portal Caparaó - PM apresenta resultados em Raul Soares
Segurança

PM apresenta resultados em Raul Soares

25/07/2011

Responsável pelo Policiamento na região de Raul Soares, o Tenente Sanglard apresentou prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar na área do 6º Pelotão da PM, durante reunião ordinária da Câmara de Raul Soares.

Com dados sobre os últimos 18 meses, Sanglard apresentou balanço quantitativo e comparativo dos crimes violentos, comparando o primeiro semestre de 2011 com 2010. Em Raul Soares, houve redução de 33% dos crimes violentos, 16% dos crimes violentos contra o patrimônio e de 100% em relação a homicídios. O tenente ressaltou que há 13 meses não há registro de homicídio no município.

O oficial também apresentou os crimes mais comuns que foram combatidos desde sua chegada ao comando em Raul Soares. Sanglard percebeu que deveria dar atenção especial, em decorrência da demanda apresentada pela comunidade, no combate ao tráfico de drogas, furto de bicicletas, agressão e outros crimes de furto.

A respeito do tráfico de drogas, houve aumento de 46,2% das ocorrências com muitas prisões e grupos desarticulados nesse tipo de crime. Em relação a 2009, constata-se um aumento de quase 300% nas ações da Polícia Militar. “Não houve aumento no tráfico, mas sim na ação da Polícia Militar. Passamos a atuar com repressão qualificada, visando alvos específicos, dando atenção às informações repassadas pela comunidade”, ressaltou.

A respeito do furto de bicicletas, o Tenente Sanglard apresentou que houve redução de 71,9%, em comparação com o primeiro semestre de 2010. A queda do número de agressões foi de 19,51% e nos crimes de furto de 55,6% em Raul Soares.

Os furtos a residências tiveram redução acima de 200% e o furto de veículos caiu a zero em 2011. O furto a comércios caiu 69%.

AÇÕES

Depois de apresentar os números positivos do trabalho em Raul Soares, Tenente Sanglard mostrou também os trabalhos e ações desencadeadas.

Na sede do pelotão foi construído um auditório para palestras, reuniões e treinamentos, enquanto na rua foram desencadeadas operações específicas de combate à criminalidade e reforçadas as atividades preventivas. “Criamos uma política de reuniões prévias para organização de eventos, promovemos mais reuniões comunitárias e palestras diversas. Outro trabalho que ganhou impulso foi o Proerd (Programa de Resistência às Drogas) desenvolvido nas escolas e a implementação da nova patrulha rural”, citou.

Entre as campanhas, ganharam destaque a Ação Cívico-Social, com envolvimento do CONSEP e outros segmentos da comunidade, e a campanha do agasalho.

O Tenente Sanglard ainda citou que todo o resultado foi possível por causa do envolvimento direto e parcerias com a Prefeitura, Poder Judiciário, Polícia Civil, Câmara, Ministério Público, Conselho de Segurança Pública e comunidade.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.