Portal Caparaó - Projeto Sorrindo para Vida comemora um ano
Geral

Projeto Sorrindo para Vida comemora um ano

27/07/2011

O trabalho de inúmeros voluntários leva alegria e esperança a centenas de pacientes do Hospital César Leite. São várias pessoas que, anonimamente, participam do cotidiano da unidade de saúde, levam uma palavra amiga, contam histórias e interagem com profissionais, familiares e enfermos. Entre as boas iniciativas, o projeto “Sorrindo para a Vida” completou um ano na semana passada e mostrou que veio para ficar.

Focado em mensagens otimismo e alegria, o projeto usa de estratégias como música e história para reduzir a ansiedade dos pacientes e de seus familiares. São dois personagens: “Sonhador”, interpretado pelo sargento da Policia Militar Washington Baptista Ferreira, e “Esperança”, a esposa dele, Luciana Maciel Ferreira.

A dupla percorre enfermarias e apartamentos do hospital todas as sextas-feiras. Eles conversam com os pacientes, brincam com as crianças e realmente mostram a força que o amor contagia a todos. Segundo Washington, o trabalho voluntário é compensador. “Lógico que não é fácil, mas gostamos do que fazemos. A alegria estampada no rosto das pessoas, especialmente as crianças, recompensa todo nosso esforço. Eles nos dão energia para vir muito mais vezes”, explica.

As visitas e todo o trabalho voluntário não são novos e adotam uma estratégia reconhecida mundialmente pela força com que as músicas e divertidas brincadeiras repercutem no bem estar dos pacientes. “Isso influencia na qualidade da internação e na recuperação do paciente. A alegria, a felicidade e o sorriso fortalecem o sistema imunológico”, explica o militar, citando as pesquisas na área.

O trabalho tem apoio do Grupo de Humanização do Hospital César Leite e é reconhecido pelos profissionais e visitantes. Quem assistiu à apresentação elogiou a participação de “Sonhador e Esperança”.

A comemoração de um ano teve participação dos alunos da primeira série do ensino fundamental do Colégio Tiradentes. As crianças também cantaram músicas. A Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar, da qual o Sargento Washington é integrante, também prestigiou a cerimônia.
Tanto a banda, que participa de ações com o HCL, quanto os responsáveis pelo Projeto Sorrindo para a Vida foram homenageados. Eles receberam placas de agradecimento das mãos do Tesoureiro do hospital Renato Cezar Von Randow, da Diretora Administrativa Ana Lígia de Assis Garcia, e a assistente social Edna Berbert, representando o grupo de humanização.

Todos os voluntários são bem vindos ao Hospital César Leite. Edna Berbert explica que esse tipo de atuação tem caráter muito especial para os pacientes, ainda mais numa unidade que atende toda a região. “Temos pacientes que são de outros municípios e acabam recebendo poucas visitas. A atuação dos voluntários, como nesse projeto Sorrindo para a Vida, é muito importante para trazer conforto, esperança e alegria aos nossos pacientes. Eles realmente encantam e melhoram o ambiente hospitalar”, finaliza.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.