Portal Caparaó - Policiais fazem campanha nas faixas de pedestres
Segurança

Policiais fazem campanha nas faixas de pedestres

22/09/2007 - Atualizado em 26/09/2007 07h45

Policiais da Companhia de Policiamento em Manhuaçu, sob comando do Tenente Adenilson, com o Grupamento de Polícia de Trânsito, e alunos do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) desenvolveram ação da Campanha da Faixa de Pedestres dentro da Semana de Trânsito em Manhuaçu. Durante a manhã deste sábado, houve entrega de folhetos e orientação aos condutores e pedestres em vários pontos da cidade. A ação tem por meta reforçar a cultura no trânsito de Manhuaçu, tornando-o mais seguro e humano. Desde que foi lançada, em agosto de 2006, a campanha Olho Vivo na Faixa foi muito elogiada, mas precisa de continuidade.

O trabalho da equipe consistiu em orientar o pedestre a levantar o braço para pedir passagem na faixa sem semáforo, avisando ao condutor sobre sua intenção de atravessar a rua. O motorista é orientado a dar preferência ao pedestre e ao veículo não-motorizado.

Durante as abordagens nos cruzamentos das ruas Antônio Welerson com Faustino Amâncio (estádio JK), avenida Getúlio Vargas (Coqueiro) e no semáforo da praça cinco de novembro, os soldados alunos entregaram panfletos e abordaram motoristas e pedestres.

Segundo o cabo Edigar, responsável pelo policiamento de trânsito em Manhuaçu, a campanha tem como objetivo “reforçar junto aos atores do trânsito - pedestres e motoristas - para a necessidade de se respeitar a faixa de pedestre; educar os pedestres para que ajam no sentido de preservar suas vidas, atravessando na faixa e adotando os procedimentos mais seguros; educar os motoristas para que respeitem a faixa e a vez dos pedestres, assegurando-lhes o tempo necessário para uma travessia segura”.

Os condutores de motocicletas também foram orientados para respeitarem a faixa, o limite de velocidade e a importância do uso do capacete, tanto para o condutor como para o carona.

O militar explica que um dos problemas em Manhuaçu é o excesso de confiança. “É natural que o pedestre aproveite a campanha e utilize a faixa, mas ele tem que ter consciência de que deve sinalizar e nunca aproveitar alguém que está atravessando para pegar ´carona´ na travessia. Isso é um perigo e tem resultado em atropelamentos”, afirmou Edigar.

Ele lembrou ainda que a revitalização das faixas, pintura de sinalização terrestre e placas ainda está em execução, por isso alguns pontos ainda estão em andamento.

Carlos Henrique Cruz - 22/09/07 - 12:32 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.