Portal Caparaó - Manhuaçu realiza 8ª Conferência de Assistência Social
Geral

Manhuaçu realiza 8ª Conferência de Assistência Social

03/08/2011 - Atualizado em 03/08/2011 02h21
 
 

Um público seleto, formado por representantes de vários segmentos esteve participando da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta terça-feira, dia 02, pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social. O tema foi voltado para os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios.

O momento foi considerado como relevante espaço de controle social de política de assistência, de composição paritária entre o governo e sociedade civil, para uma significante avaliação da política de assistência social local e, a definição de diretrizes e propostas de aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social.

Na abertura do evento, o prefeito municipal Adejair Barros considerou ser um passo importantíssimo, para que as ações sejam implementadas visando à consolidação do serviço que é prestado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social. “Espero que desse debate saia propostas fundamentais, que possam contribuir para o fortalecimento dos projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social”,disse o prefeito.

A Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Lourenço Lima Prata não escondeu seu otimismo com a presença de representantes da sociedade civil, governamental e dos trabalhadores. “A nossa alegria é saber que todos estão buscando melhor condição de vida. Partindo do trabalhador, responsável pelo acesso e pela qualidade dos serviços prestados, nos deixa esperançosos na certeza de que estamos no caminho certo”,ressalta Beatriz Prata.

De acordo com a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, a presença dos vários segmentos foi surpreendente para a organização da conferência, que busca a cada dia o aperfeiçoamento do sistema.

Também esteve participando da VIII Conferência em Manhuaçu, a Secretária Municipal de Assistência Social de Coronel Fabriciano e presidente do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS/MG), Júlia Maria Muniz Ristori. Durante a palestra sobre consolidação do Sistema Único de Assistência Social e a valorização do trabalhador, Júlia Maria Ristori disse que alguns avanços aconteceram na Política Nacional de Assistência Social. Ela ressalta a importância da promulgação da Lei 2.435/11, instituindo o Sistema Único de Assistência Social e a obrigatoriedade de todos os municípios estarem implementando o SUAS, com o desenvolvimento de ações, serviços, programas  e projetos voltados para a população em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. “Temos enfrentado algumas dificuldades para concretizar a política de assistência social, como direito do cidadão e dever do Estado. O trabalho está sendo contínuo para vencermos essa barreira”, destaca Júlia Maria Ristori.

Discussão voltada para o trabalhador

Ao buscar os mecanismos para a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas e benefícios, os conferencistas elaboraram propostas visando condições para os avanços e aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Helena de Carvalho destaca que é o trabalhador que sinaliza a necessidade de mudança do sistema, pois, conhece na prática o que está sendo bom ou ruim. “Com a participação de toda a comunidade, com certeza vamos romper barreiras e elaborarmos diretrizes capazes de atender todas as necessidades”, frisa Márcia Helena.

Ao final, os grupos temáticos discutiram temas sobre as estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS, reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, fortalecimento da participação do controle social e a  centralidade  do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Também foram escolhidos os delegados, que estarão representando o município de Manhuaçu na IX Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá no dia 23 de outubro em Belo Horizonte.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.