![]() |
![]() |
A Prefeitura de Simonésia, através da Secretaria de Obras, inaugura no domingo, dia 07, a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo Municipal, situada no córrego de Monte Alverne, próximo à antiga AABB, em uma área de aproximadamente três mil metros quadrados.
O lixão é considerado um dos mais graves problemas na área social e ambiental do município de Simonésia na atualidade. Era um dos principais desafios que a Administração enfrentava e um compromisso da Prefeita Marinalva Ferreira com a população. “Vamos colocar ponto final nesta mazela. Tenho o maior orgulho de inaugurar essa grande obra, esse sonho de livrar a cidade deste triste incômodo, além de dar um definitivo fim ao famoso lixão. O empreendimento gerará empregos diretos e indiretos e trará um impacto positivo de altíssimas proporções para a população, para a estrutura urbana e, principalmente, para o meio ambiente”, destacou.
Todo o lixo que é produzido hoje na cidade é depositado em um terreno no Córrego Come Angu na divisa com o município de Santana do Manhuaçu. O local é usado de forma inadequada para a disposição final de resíduos sólidos, com presença de animais, catadores que residem no local e problemas como incêndios causados pelos gases da decomposição.
Além de resolver o problema da destinação do lixo, numa segunda etapa o projeto da Administração de Simonésia é implantar a coleta seletiva na cidade. A proposta é mobilizar a comunidade para a separação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro e plástico.
Divino Augusto/Rádio Cidade FM
Alda Caldeira/Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Simonésia