Portal Caparaó - Simpósio Médico é sucesso no HCL
Geral

Simpósio Médico é sucesso no HCL

21/08/2011

O Hospital César Leite registrou um expressivo número de participantes durante a realização do 1° Simpósio Médico de Urgência e Emergência. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do HCL (NEP) e foi desenvolvida com a realização de sete palestras técnicas sobre os atendimentos mais comuns na área de urgência na região.

A abertura contou com a presença do Tesoureiro do Hospital César Leite, Renato Cezar Von Randow (representando o provedor Sebastião Onofre de Carvalho), o Secretário de Saúde Dr. Luiz Carlos Lemos Prata; o Diretor Técnico do HCL Dr. Gláucio Heringer; o Diretor Clínico Dr. Gláucio Quarto Martins, e a Diretora Administrativa Ana Lígia de Assis Garcia. Uma homenagem especial foi prestada ao médico e ex-provedor Dr. Michel Hannas pela trajetória de serviços prestados na área da saúde em Manhuaçu.

INCENTIVO

O Tesoureiro do HCL, Renato Cezar Von Randow, elogiou a presença expressiva de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e ressaltou o empenho dos coordenadores Ivan Santos e Dr. Alex Nagen Machado com a equipe do NEP.
O Secretário de Saúde de Manhuaçu, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, lembrou que a capacitação e atualização fazem parte da carreira do profissional de saúde e incentivou o HCL a promover mais eventos desse porte.

PALESTRAS

Durante a manhã foram realizadas sete palestras com os temas: Síndrome Coronariana (IAM); Parada Cardio Respiratória; Intoxicação Exógena; Abdome Agudo; Atendimento ao Grande Queimado;     ATLS na Sala de Trauma; e Atendimento Inicial do TCE Grave.

O médico neurocirurgião Alex Nagen Machado, o objetivo do Simpósio é capacitar os profissionais de saúde que trabalham com urgência e emergência. “Os temas foram escolhidos com base nos principais atendimentos que são prestados na UTI e no Pronto Atendimento do HCL, além da UPA, pois abordam pontos em que a decisão do médico é fundamental para definir o prognóstico do doente. O profissional de saúde treinado e tomando as decisões adequadas, com orientação e rapidamente têm grandes chances de salvar a vida de um paciente”, destaca Dr. Alex Nagen Machado.

Segundo o coordenador do NEP, Ivan Santos, foi um número expressivo de participantes e houve um apoio grande da Administração do Hospital César Leite. Ele também considera que nas questões de emergência e urgência, devidamente orientadas e conduzidas, o diagnóstico mais precoce possível oferece mais chances do profissional salvar uma vida. “É necessário fazer uma releitura do que está fazendo ao longo do tempo. Novas perspectivas vão surgindo e é importante rever as práticas do cotidiano e o simpósio foi justamente para permitir essa atualização”.

O 1º Simpósio Médico de Urgência e Emergência teve o apoio da Gulozitos Alimentos, Helpfarma Produtos Farmacêuticos, Laboratório São Lourenço, Simone Buffet Decorações, Cirúrgica Saúde e Plancel – O plano de saúde do Hospital César Leite.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.