Portal Caparaó - Conferência de Assistência Social em Reduto
Geral

Conferência de Assistência Social em Reduto

24/08/2011

A comunidade de Reduto se reuniu para discutir suas politicas na área social. Usuários e prestadores de serviços participaram da 2ª Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento, que trouxe o tema “Consolidação do SUAS – Sistema Único da Assistência Social – e a valorização dos seu trabalhadores”, ocorreu no salão de Paroquial da Igreja Católica.

Depois dos pronunciamentos de abertura, ocorreram duas palestras durante a Conferência. Uma com a psicóloga Fernanda Toledo Lopes, sobre o SUAS e a função do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. A Secretária de Ação Social de Reduto, Luciana Rocha, se dedicou a explanar sobre o tema da Conferência e apresentar os projetos e iniciativas da Prefeitura na área social.

RESULTADOS

Após ouvir as palestras, o público foi dividido em grupos para debater os assuntos propostos e sugerir ações a serem efetivadas pela Prefeitura, nos próximos dois anos. Quatro eixos temáticos nortearam as reflexões, que foram: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; e, a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Perante as questões apresentadas, os conferencistas sugeriram, principalmente, a qualificação dos trabalhadores e usuários sobre o papel do SUAS, a implantação de iniciativas que gerem trabalho e renda para a população, a realização de novas oficinas para os usuários e suporte ao Conselho Municipal da Assistência Social, com computador, carro e secretaria executivo.

No final, foram eleitos os delegados para Conferência Regional, que ocorrerá em Governador Valadares, em breve.

AVALIAÇÃO

O Prefeito Marcio Gerard procedeu o encerramento da Conferência. Ele elogiou o interesse da população em conhecer melhor a política social adotada pelo Governo municipal e ainda contribuir com a elaboração das metas a serem alcançadas nos próximos anos. Gerard enfatizou os principais avanços conquistados pela Secretaria de Ação Social, criada no início do seu mandato, em 2009. “A área social tem recebido um apoio especial da atual Administração e quem mais tem ganhado é o povo que mais necessita de apoio público” – afirmou o Prefeito.

Alguns exemplos que destacam bem os avanços da política social redutense são a ampliação da atuação do Programa Bolsa Família, que subiu de 140 famílias para 480 beneficiados, o credenciamento do município junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, a criação do CRAS e a aquisição de um carro para o Conselho Tutelar.

Para a coordenadora do encontro e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciano Rocha, o evento foi um sucesso e atingiu os seus objetivos. “Fiquei surpresa com o resultado do encontro. Além da boa presença da população, as discussões foram muito proveitosas e demonstraram que nossos esforços na área social estão melhorando a vida de muitas famílias de Reduto” – concluiu a responsável pela iniciativa.

Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.