Portal Caparaó - Carretas na BR-262 geram retenções na divisa MG/ES
Geral

Carretas na BR-262 geram retenções na divisa MG/ES

27/08/2011 - Atualizado em 27/08/2011 15h33
Transporte das torres está gerando muito trabalho e lentidão no trânsito da BR-262

A passagem de quatro carretas que estão transportando torres atmosféricas para separação de petróleo pelo trevo de Realeza, nesta sexta, e em Manhuaçu, neste sábado pela manhã, criou enormes filas e retenções.

As carretas chegaram a Realeza por volta das 15 horas e a travessia teve início às 15h15, se completando às 15h45. A partir daí, as carretas saíram da BR 116 e tomaram o sentido de Manhuaçu pela BR 262. Elas seguem de Ipatinga, onde as torres foram produzidas, até Vitória/ES, onde serão colocadas em um navio que as levarão ao destino final, que é Recife/PE. Em Manhuaçu, neste sábado pela manhã, foram vários trechos com retenção nas duas pistas, além de dezenas de cabos, semáforos e placas que tiveram que ser movidas para a passagem do comboio.

Na sexta, foram gastos uma hora e cinco minutos para percorrer os doze quilômetros entre Realeza e Manhuaçu, causando uma fila de veículos de aproximadamente oito quilômetros atrás delas. Já no trecho urbano de Manhuaçu, o procedimento demorou a manhã toda.

As torres atmosféricas são os equipamentos mais importantes de uma unidade de destilação de óleo cru em uma refinaria. Elas foram produzidas em Ipatinga pela Usiminas, sob encomenda da Petrobrás, para a Rnest, Refinaria do Nordeste, ou Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca (região metropolitana de Recife) em Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape. Este complexo é considerado atualmente o mais completo polo para a localização de negócios industriais e portuários da Região Nordeste.

Transporte das torres

Cada torre é fixada em um reboque com 18 eixos contendo 08 rodas em cada eixo, que é puxado por dois cavalos projetados para transportes de carga pesada. Somando-se as rodas dos cavalos e dos reboques, todo o comboio totaliza 676 rodas, sem contar aí os veículos de escolta que acompanham os caminhões.

O comboio saiu de Ipatinga por volta das 12 horas de sexta-feira (19), levando sete dias para percorrer um trecho de pouco mais de 200 quilômetros, já que foi necessário passar por Governador Valadares.

Para José Monteiro Neto, supervisor de transportes da empresa que está transportando as torres, a previsão é de que a chegada ao porto de Vitória ocorra dentro de nove dias, desde que não haja nenhum imprevisto. Segundo ele em cada comunidade existem casos específicos que tornam necessárias as tomadas de medidas que permitam a passagem dos caminhões. É preciso efetuar desvios, como no caso do viaduto que corta a rodovia BR 116 com sentido a Ipatinga, pois as torres não passavam por baixo do viaduto. São necessárias também as retiradas de placas de sinalizações, de semáforos, de cabos de energia, de telefones e de TVs a cabo. Para isso existem três equipes de profissionais das empresas de telefonia e de energia elétrica que acompanham o comboio, preparando o trecho por onde as torres irão passar.

“Para passar pelo perímetro urbano de Caratinga nós levamos quase um dia inteiro para realizar a travessia, pois havia muitos cabos elétricos e de telefones para retirar e essas paradas é que tornam a viagem mais longa, pois não tem como prever o tempo que se gastará em cada localidade”, disse José Monteiro, apontando alguns problemas característicos de cada cidade existente às margens das rodovias.

Travessia por Manhuaçu

Carretas passaram a noite no pátio da Fertilizantes Heringer

As carretas fciaram estacionadas próximas a uma fábrica de adubos na entrada da cidade com a retomada da viagem no início da manhã deste sábado. De acordo com o supervisor, atravessar todo o perímetro urbano de Manhuaçu foi um dos mais complicados de todo o percurso. “Nossa equipe foi adiantando a retirada dos cabos e semáforos durante a noite para que passassem durante o sábado cedo, procurando causar o mínimo de transtorno possível para a população”, disse José Antônio.

Everardo Coelho Sette - Fotos de Everardo Coelho Sette e Antônio José - Portal Realeza

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.