Portal Caparaó - APAE comemora sucesso da Semana Nacional
Geral

APAE comemora sucesso da Semana Nacional

30/08/2011 - Atualizado em 30/08/2011 00h19

A APAE Manhuaçu promoveu diversas atividades e encerrou com uma grande festa a Semana da Pessoa Portadora de Deficiência Intelectual e Múltipla 2011. Na sexta-feira, 26, a entidade promoveu a terceira edição do BalançApae, a micareta que reuniu pais, amigos e crianças atendidas pela instituição.

Foram cinco dias de eventos na sede da APAE de Manhuaçu e na União Bancária Atlética (UBA). Essa edição conseguiu reunir um publico maior e alcançou os objetivos da diretoria e equipe de funcionários: promover uma ampla discussão e participação da comunidade. Neste ano, o foco da semana foi "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente".

PARTICIPAÇÃO E ALEGRIA

A cerimônia de abertura foi realizada no Salão de Eventos da entidade durante a manhã de segunda, 22. Além do dirigente, utilizaram a palavra o Prefeito Adejair Barros e o Presidente da Câmara e ex-presidente da APAE, vereador Renato Cezar Von Randow. Apresentações, música e louvor marcaram o primeiro dia de atividades.
Na terça-feira, houve exposição de trabalhos desenvolvidos pelas próprias crianças, além de apresentações de dança. Na quarta, passeata por diversas ruas da cidade para chamar a atenção de todos para as comemorações. Os alunos ainda tiveram uma manhã de recreação no clube UBA.

Com o objetivo levar a família de cada aluno para participar das comemorações, a entidade promoveu o Dia da Família e da Cidadania. Foram oferecidos vários serviços, como confecção de documentos, e uma nova edição do momento de beleza. “Com a participação de várias entidades e parceiros tivemos a confecção de carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade e os serviços de manicure e cabeleireiro, massagem e estética facial. A participação de todos foi muito interessante e quero aqui agradecer a cada parceiro da APAE neste evento”, garante o vice-presidente da APAE, Jeremias José Mayrinck.

Na manhã de sexta-feira, a tradicional micareta BalançApae teve sua terceira edição. Com serpetina, muita música e até abadas, os alunos, funcionários e familiares se divertiram muito na comemoração.

A fonoaudióloga Sabrina de Souza Oliveira destacou a boa presença e a alegria de todos. “Tivemos aqui as crianças da escola e aquelas que são atendidas nos consultórios, a presença dos pais e vários amigos da APAE. Foi uma festa de encerramento maravilhosa”, avaliou.

Como parte da proposta de inclusão e integração que definiu a temática da Semana Nacional, a APAE também contou com a presença de alunos de várias escolas regulares de Manhuaçu durante as atividades. Jovens estudantes das escolas Salime Nacif e Renato Gusman e municipal São Vicente de Paulo, equipes do PSF São Vicente, Escola Técnica José Rodrigues da Silva, Creche da Fumaph, Colégio Anglo e SENAC estiveram presentes participando ativamente dos movimentos.

INTEGRAÇÃO

Toda edição da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla trabalha a integração das pessoas atendidas pela APAE na sociedade. "Ainda hoje é muito difícil para uma pessoa com deficiência intelectual entrar no mercado de trabalho, por exemplo", citou Luiz de Carvalho, ao falar dos desafios que precisam ser superados no País. "Por isso, essa semana é importante. Mostramos que eles são capazes de praticamente tudo, se tiverem o apoio", complementou.

VEJA AS FOTOS

Para o presidente da entidade, é importante que a sociedade se mobilize a fim de pensar sobre este tema entendendo a realidade dos portadores de necessidades especiais. Segundo ele, este é o caminho viável para o combate ao preconceito.

Na avaliação final da edição 2001, Luiz Carlos de Carvalho garante que os objetivos foram alcançados com grande sucesso: “A sociedade e, principalmente, a família veio participar conosco em todas as atividades. Eles se divertiram, socializaram e se integraram com as outras pessoas. Realmente foi um esforço de todos e o resultado foi empolgante”, concluiu.

Carlos Henrique Cruz - Fotos APAE Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.