![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Aproximadamente 180 mulheres, entre convidadas e funcionárias da Coocafé e do Sicoob Credicaf, participaram do 7°Encontro de Mulheres Cooperativistas, realizado no Armazém Geral da Coocafé, em Lajinha (MG). O evento teve como objetivo instruir as participantes para a formação de um Núcleo de Mulheres Cooperativistas.
Na parte da manhã, além de participarem de dinâmicas e assistirem a apresentação do Coral Vozes do Futuro, do Programa Educacional de Atendimento ao Jovem da Escola Estadual Arnaldo Ribeiro Leite, de Lajinha, as mulheres tiveram um momento de descontração e aprendizado com o palestrante Júlio César França Franco, que abordou o tema “A Revolução do Batom”. Júlio César mostrou ao público as mudanças pelas quais as mulheres passaram ao longo dos anos e como cada uma tem potencial para ser mãe, esposa e ainda atuar como profissional, seja no mercado de trabalho, propriamente, ou na administração da propriedade, como é o caso das convidadas – cooperadas, filhas e esposas de cooperados da Coocafé.
Depois de um almoço de confraternização, as participantes do encontro ouviram o Diretor Administrativo Financeiro da Coocafé, João Batista Bartoli de Noronha, em sua palestra sobre os desafios do cooperativismo na modernidade. Em uma sociedade que visa cada vez mais ao lucro, o que é o cooperativismo e por que vale a pena investir nele foram algumas das questões levantadas.
Em seguida, a embaixatriz do Brasil na Nicarágua e participante da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWAC), Josiane Cotrim Macieira, trouxe às mulheres informações sobre a Aliança, que já está presente em países como Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, República Dominicana e Burundi, e que tem o Brasil como alvo para o crescimento da Aliança.
Ao final do dia, a responsável pelo Departamento Socioambiental da Coocafé, Cintia Matos Mesquita, explicou como funcionará o Núcleo de Mulheres Cooperativistas, cuja principal função será organizar as mulheres em suas regiões, para que, juntas, possam promover o desenvolvimento de suas propriedades. Através do Núcleo, serão oferecidos cursos de acordo com a necessidade de cada região, sendo que as mulheres serão responsáveis por fazer a ponte entre a cooperativa e seu córrego, trazendo as demandas à cooperativa e mostrando os resultados das ações da Coocafé.
portalcaparao@gmail.com - com informações da Assessoria de Comunicação da Coocafé