Portal Caparaó - PM Ambiental de Raul Soares leva estudantes ao Parque do Rio Doce
Agronégocios

PM Ambiental de Raul Soares leva estudantes ao Parque do Rio Doce

13/09/2011 - Atualizado em 13/09/2011 08h07

Em continuidade ao projeto “Educação Ambiental e as Vertentes do Desenvolvimento Sustentável”, Policiais do Meio Ambiente de Raul Soares levaram 35 alunos da Escola Estadual Regina Pacis para conhecerem o Parque Estadual do Rio Doce. A atividade foi realizada no dia 03.

O passeio faz parte da premiação aos alunos vencedores de um concurso de redação promovido pela unidade da Policia Ambiental em parceria com escola. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer trilhas ecológicas e toda a estrutura do local, além de um herbário, que possibilita a identificação de espécies de árvores, principalmente através da análise de suas características morfológicas.

Segundo o Sargento Zanoti, comandante da Fração da Policia do Meio Ambiente de Raul Soares, Durante a visita, estudantes ainda conheceram a lagoa Dom Helvécio num passeio de barco.

PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

O Parque do Rio Doce, criado em 14 de julho de 1944, está localizado na Região Metropolitana do Vale do Aço, entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio e é uma das principais regiões de proteção à Biodiversidade do Estado, com a maior área contínua de Mata Atlântica preservada em Minas Gerais.

A unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas com 36.970 hectares e foi a primeira unidade de conservação estadual criada no Estado.

O local se destaca pelo seu notável sistema lacustre, composto por quarenta lagoas naturais, dentre as quais destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 km² e profundidade de até 32,5 metros. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa, com espécies tais como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha, traíra, tucunaré, dentre outras.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.